23°
Máx
12°
Min

Cinemateca é palco de Mostra de Cinema Soviético

(Foto: Divulgação) - Cinemateca é palco de Mostra de Cinema Soviético
(Foto: Divulgação)

Uma série de quatro filmes que tratam temas relacionados às duas guerras mundiais compõe a Mostra de Cinema Soviético, que acontece na Cinemateca de Curitiba de quinta-feira a domingo (1º a 4 de setembro). A entrada é gratuita, e as sessões irão iniciar às 19h. Três, dos quatro filmes, têm classificação livre. Apenas o filme apresentado no primeiro dia, Lenin em Outubro, tem indicação mínima de 14 anos.

Confira a programação:

Quinta-feira (01/09):

Filme: Lenin em Outubro (Rússia, 1937,108’)

Dmitri Vasilyev, Mikhail Romm (Rússia, 1937,108’)

Sinopse: Rússia, 1917. O filme apresenta a série de acontecimentos que culminou na saída da Rússia da Segunda Guerra Mundial. A Frota do Báltico e unidades do Exército estão contra o governo Kerenski, unindo as vozes às dos operários e camponeses que exigem paz e a saída da Rússia da guerra. Lenin, ao chegar a Petrogrado num trem vindo da Finlândia, derrota as resistências de Zinoviev, Kamenev e Trotsky para deflagrar a insurreição. Enquanto isso, as forças contra revolucionárias organizam uma caçada para matar o líder dos bolcheviques, mas nada impede que a Revolução de Outubro triunfe.

Elenco: Nikolai Okhlopkov, Vasili Vanin, Nikolai Arsky

Classificação: 14 anos


Sexta-feira (02/09):

Filme: O Quadragésimo Primeiro (União Soviética, 1956, 88’)

Grigori Chukhrai

Sinopse: Ambientado na época da guerra, "O quadragésimo primeiro " é um filme que mostra um inesperado romance que acontece entre uma atiradora do Exército Vermelho e um oficial do Exército Branco. Grande trabalho do diretor russo Grigori Chukhrai.

Elenco: Izolda Izvitskaya, Nikolai Kryuchkov, Oleg Strizhenov

Classificação: Livre


Sábado (03/09):

Primavera (União Soviética, 1947, 104’)

Grigori Aleksandrov

Sinopse: Quinta comédia musical com direção de Grigori Aleksandrov e trilha composta por Isaak Dunaievsky, na qual Liubov Orlova contracena com Nikolai Cherkasov – o astro de Eisenstein em "Alexandre Nevsky" e "Ivan, o Terrível". A seqüência de abertura marca o ritmo febril da reconstrução do país no início do pós-guerra, período em que se situa o enredo do filme: uma sucessão de quiprocós que leva artistas e cientistas a superar preconceitos mútuos, aprendendo a conhecer melhor o papel de cada um na sociedade.

Elenco: Liubov Orlova, Nikolai Cherkasov, Faina Ranevskaia.

Classificação: Livre


Domingo (04/09):

Filme: O Retorno de Vassily Bortnikov (União Soviética, 1953, 102’)

Vsevolod Pudovkin

Sinopse: Dado como desaparecido na guerra, Vassily Bortnikov regressa ao lar e encontra a mulher casada com outro. Comunista abnegado e voluntarioso, ele enfrenta a situação, em seguida assume a liderança da reconstrução do kholkóz, mergulha de cabeça na batalha pelo aumento da produção, mas com o passar do tempo vai se dando conta de que suas soluções para os problemas não estão funcionando bem. Os novos tempos exigem dele algo mais.

Elenco: Sergei Lukyanov, Natalya Medvedeva, Nikolai Timofeyev

Classificação: Livre

Colaboração Daniela Borsuk