22°
Máx
14°
Min

Curta londrinense conquista prêmio de Melhor Documentário

(foto: Divulgação) - Curta londrinense conquista prêmio de Melhor Documentário
(foto: Divulgação)

O documentário O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto, uma produção da Kinopus para o projeto Memória do Esporte Olímpico, conquistou nesse sábado o prêmio de Melhor Documentário no 10º Curta Ourinhos, no interior paulista. O filme, dirigido por Rodrigo Grota e produzido por Guilherme Peraro, foi premiado com o Troféu Jaracatiá e R$ 3.000,00 em dinheiro.

Com 26 minutos de duração, e rodado em cinco cidades (São Paulo, Marília, Londrina, Vera Cruz e Ibiporã), o documentário mostra a trajetória do mariliense Tetsuo Okamoto (1932-2007), primeiro medalhista olímpico da natação brasileira – ele conquistou o Bronze nos 1.500m nado livre nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952.

A equipe do filme, composta por atletas profissionais como o nadador Enzo Kihara (que interpreta o jovem Tetsuo), ainda inclui a pesquisadora Roberta Takamatsu, o diretor de fotografia Guilherme Gerais, o músico Otavio Santos, o técnico de som direto Bruno Bergamo, o assistente de direção Rafael Ceribelli e a figurinista Mayhara Nogueira.

Com amplo material de arquivo, entrevistas e reconstituição de época, O Nadador estreou em dezembro de 2014 noscanais ESPN e desde então tem sido exibido em festivais e instituições, incluindo as unidades do Sesc em São Paulo, Presidente Prudente e Jundiaí, o Festival Internacional de Filmes de Esporte no Rio de Janeiro, além do Centro Cultural Sesi em Londrina e das Oficinas Culturais Tarsila do Amaral em Marília.

Atualmente o filme pode ser visto na grade da TV Brasil (estreou no dia 19 de março desse ano), nos canais ESPN e plataforma online Watch ESPN.

(com assessoria de imprensa)