23°
Máx
12°
Min

Filme com temática socioambiental será lançado na fronteira nesta segunda

Treze alunos compõem o elenco do filme. (Foto: Assessoria) - Filme com temática socioambiental é lançado na fronteira
Treze alunos compõem o elenco do filme. (Foto: Assessoria)

Questões socioambientais como cuidados e respeito aos seres vivos já fazem parte do plano de ensino de diversas instituições que tem como objetivo somar esforços globais para a construção de uma sociedade justa e sustentável. Pensando nisso, a equipe do Coletivo educador lança na noite desta segunda-feira (26) o filme “Carta da terra para crianças: Um novo olhar”.

O filme tem vinte minutos de duração e a história começa em uma sala de aula, onde um professor de surdos desafia sua turma a estudar os dez princípios da Carta da Terra para Crianças. Na sequência, durante todo o vídeo, os alunos vivem situações diversas, em locais característicos de Foz do Iguaçu, para entender e explicar cada princípio do documento. A mensagem do filme poderá ser entendida por surdos e ouvintes leitores, pois será apresentada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também com legenda em português.

O roteiro foi construído a partir de uma adaptação do texto da cartilha “Carta da Terra para Crianças”, lançada em Foz do Iguaçu no ano de 2012. As cenas se passam em locais como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu, Parque das Aves, Ponte Internacional da Fraternidade, Escola Lucas Silveira, praças, casas e ruas da cidade.

No elenco, estão treze alunos, inclusive um cadeirante, da Escola Lucas Silveira, da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu (APASFI) e as gravações ocorreram entre os meses de outubro e dezembro de 2015. Depois do lançamento, todas as escolas municipais e na modalidade de educação especial de Foz do Iguaçu receberão o material educomunicativo em DVD para colaborar com a prática pedagógica.

A estréia está marcada para às 19 horas no Cineplex do Cataratas JL Shopping em um evento restrito apenas a convidados.

A produção conta com o apoio da Associação de Amigos e Pais dos Surdos de Foz do Iguaçu - APASFI, Escola Lucas Silveira, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu - PMFI, Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMMA, Secretaria Municipal da Educação - SMED, Cataratas do Iguaçu S.A., Parque Nacional do Iguaçu, Cineplex Cataratas, Parque das Aves Casas Ajita, Sanepar, Paraguay Pneus, Vital Engenharia Ambiental

Colaboração: Assessoria/ Video UP Filmes Audiovisuais