21°
Máx
17°
Min

Projeto Foco inicia atividades no set de filmagens

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Projeto Foco inicia atividades no set de filmagens
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Acontecem, até o dia 24 de abril, em quatro diferentes locações de Curitiba, as filmagens dos dois curta-metragens do projeto Foco - Laboratório de Audiovisual, que futuramente serão exibidos e distribuídos através de festivais e outras mídias. O objetivo do projeto, promovido pela Laz Audiovisual, é estimular a formação de mão de obra no segmento audiovisual local. Os participantes do projeto - jovens interessados em ingressar profissionalmente nesse mercado - foram distribuídos em 12 departamentos de produção: roteiro, direção, direção de fotografia, direção de arte, produção, figurino, maquiagem e cabelo, elétrica e maquinária, som direto, edição, trilha e elenco.

"O objetivo do projeto é ser instrumento de formação e debate para quem deseja ingressar na carreira audiovisual independente, facilitando sua inserção no mercado. É um trabalho de promoção e difusão da cidadania, que incentiva a educação e a cultura", explica a produtora-executiva da Laz, Virginia Moraes.

Ela destaca que, antes de tudo, o Foco é um projeto social. "A capacitação que estamos oferecendo possibilita a inserção dos participantes num mercado de trabalho especializado e em franca expansão no Brasil e no mundo. Além disso, todas as atividades propostas envolvem pessoas vindas de diferentes camadas sociais, possibilitando também a diversidade social, cultural e política", ressalta.

Roteiros

Uma senhora de meia-idade, de família tradicional, tem que lidar com a gravidez da filha adolescente, em meio a fantasmas de uma história de abusos e moralidades. Essa é a sinopse de Sonata, cujo roteiro foi finalizado pelos integrantes do Foco - Laboratório de Audiovisual, na última semana de março. O segundo filme, intitulado O que aconteceu com você, Vera?, aborda as transformações e os dilemas vividos por uma mulher quando ela se torna mãe. O roteiro mostra uma protagonista de poucas falas, mas reações-limites.

A produção dos roteiros de Sonata e O que aconteceu com você, Vera? envolveu a participação do elenco, que contribuiu com relatos de histórias reais, para inspirar o texto e, posteriormente, catalisar o processo de interpretação. Essa etapa contou com a orientação do instrutor de elenco do Foco, Andrew Knoll, que é graduado em Direção de Cena e especialista em Dramaturgia Contemporânea. A criação dos textos, por sua vez, foi liderada pela instrutora de roteiro, Sonia Procopio, formada em Cinema e Vídeo e pós-graduanda em Literatura Brasileira e História Nacional. Ela destaca que os roteiros produzidos levam grande desafio às equipes de interpretação e direção do Foco, porque as histórias não estão baseadas em grandes falas, mas na intensidade da expressão corporal.

Empreendedorismo 

"Tem gente que resume cinema a glamour e cruzar os tapetes vermelhos dos festivais. Mas essa é uma parte muito ínfima diante do imenso trabalho de planejamento e produção que acontece por trás de um filme - num longa-metragem, isso exige anos e anos de cuidadosa gestão". A frase é de Caio Gullane, um dos principais e mais eficientes produtores de cinema do Brasil, que ministrou palestra aos integrantes do Foco - Laboratório de Audiovisual, no último dia 2, em Curitiba.

Atento à importância do espírito empreendedor no mercado audiovisual, o Foco realizou, nos dias 4 e 5 de abril, em parceria com o Sebrae, uma oficina de empreendedorismo, sob o lema "a atitude que faz a diferença". O curso salientou as características indispensáveis para o empreendedor de sucesso, por meio de tópicos como: o que é um empreendedor; características empreendedoras; características mobilizadoras; etapas do planejamento orientado para resultados (5W2H); e automotivação x motivação.

Colaboração Assessoria de Imprensa.