27°
Máx
13°
Min

Secretaria de Cultura divulga programação do Festival de Cinema

Foto: Divulgação - Secretaria de Cultura divulga programação do Festival de Cinema
Foto: Divulgação

Luz, câmera, ação! Vem aí o 9º Festival de Cinema. A programação terá início nesta segunda-feira (22), e seguirá até o sábado (27), com atividades diversificadas, voltadas à sétima arte e à produção audiovisual em Cascavel.

“Esta edição do Festival de Cinema de Cascavel é, digamos, “peculiar”. A proposta principal é oferecer uma programação completamente gratuita, feita para a comunidade e com a comunidade. Ele vai possibilitar o diálogo da Secretaria de Cultura com as instituições de ensino, alunos e pessoas que fazem o cinema, cineastas profissionais e os novos produtores audiovisuais. A ideia é fazer Cascavel falar de cinema nesses dias de evento”, explica a coordenadora do 9º Festival de Cinema, Silvia Prado.

Exibições

A programação de curtas e longas-metragens é extensa e variada. O cronograma com datas, locais e horários de exibições já está disponível no site do evento. As exibições são abertas à comunidade. Interessados podem requisitar certificado de horas culturais do evento. No caso de participação de grupos, é aconselhado realizar agendamento prévio para um melhor atendimento ao público.

Oficinas

No intuito de fomentar o cenário audiovisual da região, a programação contará com workshops abordando a produção para novos meios de comunicação, história da sétima arte, entre outros. Oficinas para aprender técnicas de fotografia, direção, roteiro, produção e pós-produção. As vagas são limitadas, disponíveis para cinéfilos e cineastas, amadores e profissionais. A programação é gratuita, com vagas limitadas e as inscrições estão disponíveis pelo telefone 3902-1865.

Acessibilidade

A programação também contempla acessibilidade, como tradução simultânea em libras; além de exibições com audiodescrição, dedicada a pessoas com deficiência visual, trata-se de uma faixa adicional, que relata cenário, marcações e expressões dos personagens na cena. Essa alternativa é uma parceria com a distribuidora Filmes Que Voam, especializada em estimular a acessibilidade audiovisual.

Mostras

Nos dias que seguem o evento, serão realizadas mostras de produções regionais inscritas como a Mostra de Curta Metragem e a Mostra Cascavelense de Cinema Infantil. Pensando no meio acadêmico, a programação contará com as mostras “Miradas Latinas”, da Unila; a Cinecom, na FAG e a exibição do filme “Sem tekohá não há tekó” na Unipar, sempre seguidas de debate sobre a produção exibida.

“O diferencial do Festival de Cinema de Cascavel é que as exibições não são competitivas, a proposta é fomentar e disseminar essas produções, valorizando-as e exibindo para o público”, comenta Silvia Prado.

Colaboração: Assessoria