28°
Máx
17°
Min

Semana destaca três filmes no Cinemas e Temas

(Foto: Divulgação) - Semana destaca três filmes no Cinemas e Temas
(Foto: Divulgação)

O filme dirigido por Pablo Trapero “Família Rodante” (2003) encerra o ciclo “Panorama do Cinema Argentino” do projeto de extensão e pesquisa Cinemas e Temas, coordenado pelo professor doutor Fábio Augusto Stever, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da UEPG. Com a participação de professores, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da instituição, o projeto exibe o filme argentino, na quinta-feira (25), às 14h, na sala B-108, do Campus Central (Praça Santos Andrade, 1). O Cinemas e Temas é um projeto vinculado à Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais).

Sobre o filme de Trapero, considerado um dos principais diretores do cinema argentino contemporâneo, o jornalista Marcelo Hessel escreve: “A tristeza que existe por trás de um momento de felicidade, uma tristeza que se escava na epiderme das pessoas é o mote do seu filme. Família Rodante é melancolia do início ao fim”. A coordenação do Cinemas e Temas assinala que este verdadeiro “Road movie”, com música tema de Leon Gieco, um dos grandes nomes da música latino-americana, foi selecionado para diversos festivais de cinema pelo mundo agora, como Festival de Veneza, Festival de Nova York, Festival de Gijón, Festival de Toronto, Festival de Nantes, Festival de Seattle.

Para os participantes da sessão gratuita aberta ao público universitário e da comunidade em geral, serão emitidos certificados de 4 horas através da Proex. Não é necessária inscrição prévia. O mesmo vale para a sessão de sábado (27 de agosto) do evento “O Cinema Fala Espanhol”, também na sala B-108, às 14h, quando será exibido o filme “Relatos Selvagens” (2014), de Damián Szifron, com Ricardo Darín no elenco principal. Trata-se de um dos melhores filmes da cinematografia argentina dos últimos anos. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015.

Sessão Especial

Também em 25 de agosto, às 8h30, na sala B-108, o Cinemas e Temas promove sessão especial para alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua - EFM (Rua Amazonas, 1703, Periquitos). A sessão ocorre na parceria entre o projeto de extensão e o PIBID Espanhol da UEPG. O objetivo é colocar os alunos em contato com uma produção cinematográfica latino-americana de língua espanhola. A sessão também encerra o ciclo “Panorama do Cinema Argentino”, iniciado no primeiro semestre deste ano. Os alunos assistem “O Filho da Noiva” (2001).

De Juan Campanella, o filme é estrelado por alguns dos principais nomes do cinema argentino, a exemplo de Ricardo Darín, Norma Aleandro, Hector Alterio e Eduardo Blanco. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de receber o Grande Prêmio do Júri no Festival de Montreal e os prêmios principais de Melhor Filme nos festivais de Havana e Gramado. A coordenação é dos professores Fábio Augusto Stever (Cinemas e Temas) e Ligia Paula Couto (Pibid Espanhol), além da acadêmica de Letras/Inglês Paola Diaz.

Colaboração Assessoria de Imprensa.