26°
Máx
19°
Min

Sesc Cadeião exibe 'O Dia Que Durou 21 Anos'

(foto: Divulgação) - Sesc Cadeião exibe 'O Dia Que Durou 21 Anos'
(foto: Divulgação)

Na próxima quinta-feira (9), o Sesc Cadeião Cultural promoverá mais uma ação do projeto CineSesc em parceria com a Defensoria Pública do Paraná em Londrina, que consiste em realizar exibições do acervo CineSesc seguidas de bate-papo com Defensores Públicos da cidade, abrindo um espaço de reflexão acerca de importantes temas políticos e sociais.

O filme desta semana será “O Dia Que Durou 21 Anos”, dirigido pelo jornalista Camilo Tavares, estreado em 2012. O documentário conquistou importantes prêmios em festivais de cinema no Brasil e no exterior, como o prêmio de Melhor Documentário Estrangeiro, no Festival Internacional de St. Tropez, na França; e Melhor Documentário pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte.

O Golpe Militar no Brasil contou com a ativa participação do governo dos EUA. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos - de 1964 até 1985 - o Governo Militar Brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a Ditadura em nome da 'Liberdade' e da defesa da 'Democracia', com graves consequências para toda a América Latina.

Bate-Papo

Após a sessão do dia 09 (quinta-feira), alguns Defensores Públicos de Londrina abrirão uma roda de conversa/bate-papo com o público para discutirem os efeitos causados pelo Golpe de 1964 que repercutem até os dias de hoje.