22°
Máx
16°
Min

Sessão especial de cinema comemora independência da Ucrânia

(Foto: Divulgação) - Sessão especial de cinema comemora independência da Ucrânia
(Foto: Divulgação)

A celebração do 25º aniversário da independência da Ucrânia terá a exibição do filme “IVÁN” seguida de um bate-papo com o diretor Guto Pasko, na próxima quinta-feira (25). O longa conta a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que em 1948 imigrou para o Brasil e só aos 91 anos teve a oportunidade de retornar a sua terra natal.

A professora Aleksandra M. Piasecka-Till, do curso de extensão de Culturas Eslavas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também vai participa do bate-papo que vai acontecer na Reitoria da UFPR.

As sessões especiais também serão realizadas nas cidades paranaenses de Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Ponta Grossa, e nas capitais Porto Alegre e Brasília. Além disso, o filme permanece em cartaz na Cinemateca de Curitiba até 3 de setembro, com sessões diárias às 17h (exceto em 27 e 28/08, quando será exibido às 14h).

Filme

“IVÁN” retrata a história real de Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com familiares, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com sua família, seu país e seu passado.

Em breve, estará disponível nas plataformas digitais Netflix, iTunes, Google Play e Net Now. “IVÁN” é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa e patrocínio da Petrobras, com distribuição da Moro Filmes através do Edital do FSA para distribuição. O filme tem apoio institucional da ONU (por meio da ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e dos Escoteiros do Brasil.

Serviço

Exibição especial do filme “IVÁN” em Curitiba (PR)

Data: 25 de agosto (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Reitoria da UFPR - Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I (Rua XV de Novembro, 1299)

Colaboração Assessoria de Imprensa