21°
Máx
17°
Min

UEM apresenta 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo

(Foto: Governo do Tocantins) - UEM apresenta 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo
(Foto: Governo do Tocantins)

A partir desta segunda-feira (6), começa a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo apresentada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com entrada gratuita. Serão exibidos quatro filmes que têm como tema “Direitos da população afrodescendente”.

As exibições acontecerão no bloco H-35, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). Nesta segunda-feira, às 19h, é a vez do longa “Félix, o herói da Barra”, de Edson Fogaça, que aborda uma comunidade quilombola no estado do Tocantins.

Na próxima segunda-feira (13), no mesmo horário e local, serão exibidos três curtas: o “Abraço de Maré”, de Victor Ciriaco, que trata sobre o dia a dia de uma família ribeirinha às margens do rio Potengi; “O Muro é o Meio”, de Eudaldo Monção Jr., abordando pichações, formas de reivindicação e indignação; e por fim, a ficção “Do Meu Lado”, de Tarcísio Puiati, que retrata o conflito entre duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação) 

A mostra é originalmente uma iniciativa do extinto Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura. Chegou, em 2015, a sua décima edição e este é o segundo ano que a UEM exibe os filmes selecionados para o Circuito Difusão, que é a etapa itinerante do evento.

Na UEM, o evento é organizado pelo Cinuem e pelo projeto de extensão "Cine Sociais", do Departamento de Ciências Sociais (DCS).

Colaboração Universidade Estadual de Maringá