22°
Máx
14°
Min

3ª Festa Literária de Maringá começa nesta terça-feira

Ana Maria Machado, que ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, será uma das homenageadas (Foto: TV Brasil) - 3ª Festa Literária de Maringá começa nesta terça-feira
Ana Maria Machado, que ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, será uma das homenageadas (Foto: TV Brasil)

Começa nesta terça-feira (13) a 3ª Festa Literária de Maringá (FLIM), que este ano homenageia o jornalista gaúcho Caco Barcellos e a escritora carioca Ana Maria Machado. Já o patrono será o pioneiro Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que chegou à cidade em 1952.

Esta será a primeira edição internacional da FLIM, com diversas presenças estrangeiras, entre elas do mexicano Juan Pablo Villalobos, do angolano José Eduardo Agualusa e do norte-americano William Gordon. Também vão participar o francês Eric Chartiot, a guatemalteca Frieda Liliana Morales Barco e o português António Vilhena.

A abertura oficial do evento acontece às 8h30, com a apresentação do grupo “Som, Arte e Amizade” do Centro de Ação Cultural (CAC), formado por Jean Michel, Anselmo Rodrigues, Victor Costa, Alessandro de Freiras e Lucas Bueno.

Já no período da noite, às 19h30, haverá a mesa “Jornalismo, Literatura e Vida” com Caco Barcellos e Ana Maria Machado. Os eventos serão no auditório da feira, no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal.

Programação

A Festa Literária, que contempla autores regionais, nacionais e internacionais, contará com mais de 110 atividades, entre lançamentos de livros, palestras, bate-papo, workshops, oficinas, apresentações e exposições.

Serão 57 estandes, divididos entre editoras, instituições, secretarias, expositores de artesanato e espaço de alimentação. Além da estrutura montada no Centro de Convivência, haverá o Espaço FLIM Criança na parte externa coma Tenda Circo, bem como o auditório Hélio Moreira e também a Sala de Reunião do GAPRE.

Os estandes vão funcionar de terça-feira a sábado, das 9h às 21h, e no domingo, das 9h às 18h.

Encerramento

Um dos destaques da programação da Festa Literária será o show do cantor e compositor Tom Zé, no próximo sábado (17), às 21h. Já o encerramento será no domingo (18), com Wagner Barereto, no espaço FLIM Criança, às 16h30.

Clique para ver a programação completa.

Colaboração Assessoria de Imprensa