22°
Máx
16°
Min

8º Fórum de Cultura oferece palestras e oficinas gratuitas em Paranavaí

(Foto: Divulgação) - 8º Fórum de Cultura oferece palestras e oficinas gratuitas em Paranavaí
(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11) acontece em Paranavaí o 8º Fórum de Cultura. O evento oferece à população, palestras e oficinas gratuitas com o tema 'Economia Criativa - Desenvolvimento de potencialidades locais'. Toda a programação será realizada no Teatro Municipal Doutor Altino Afonso Costa. 

Durante o evento, artistas, agentes culturais, amantes da arte, professores, estudantes e quem tiver interesse em participar poderá debater e aprofundar o conhecimento sobre cultura, história e fazer artístico, contribuindo para valorização e identidade cultural da comunidade.

Sobre o fórum

O Fórum de Cultura de Paranavaí teve início em 2009 e acontece anualmente. O evento tem como objetivo constituir uma rede de discussão permanente de agentes e atores culturais; promover a discussão da cultura como objeto de política pública; promover a descentralização das ações culturais no município; fortalecer as expressões e manifestações culturais que reafirmem a identidade cultural estadual e municipal; identificar ações integradas para maior apoio e difusão de manifestações culturais; manter-se como um espaço permanente de diálogo e compromissos assumidos entre todos os agentes da cadeia criativa e produtiva da cultura e governo.

Confira a programação  

Sexta-feira (10)

  • 9h30: Palestra ‘A formalização como oportunidade para o seu negócio’, com Natália da Costa – Sebrae Paranavaí.
  • 10h30: Bate papo com o case de sucesso ‘Jovens empreendedores da Guarda Mirim’, com Aurinete Moura da Silva Nespolo, Kérolym Lomes e Gesinelly Rodrigues.
  • 13h30: Feira Criativa com oficinas de colares em macramê, chaveiros em feltro, pulseiras com embalagens cartonadas (Tetra Pak), decoração de garrafas em patchwork, filtro dos sonhos. Todos devem levar o material que será utilizado na oficina.

Sábado (11)

No sábado o evento recebe o 4º Encontro de Economia Criativa do Paraná.

  • 8h30: Credenciamento. 
  • 9h às 9h30: Abertura e solenidades.
  • 9h30 às 11h20: Palestra ‘Economia Criativa: Cultura também é negócio’, com Lala Deheinzelin, especialista e pioneira em Economia Criativa no Brasil.  
  • 11h20 às 12h: Bate Papo ‘Paranavaí é Criativa?’. Conheça grandes histórias locais e as infinitas possibilidades de práticas criativas na cidade. Com Tânia Mara Volpato, Carlos Scarabelli e Kemmy Fukita.
  • 14h às 16h: Palestra ‘Os 7 Passos do Empreendedorismo Criativo’, com Leonardo Brant, consultor estratégico para empreendimentos criativos.
  •  16h à 17h: Bate papo ‘Paraná Criativo’. Conheça as iniciativas, os objetivos e as próximas ações em Economia Criativa no Paraná, com Rogério Luis Tonetti, Diretor Geral do Projeto Incubadora Paraná Criativo.