22°
Máx
14°
Min

Polêmica da casa do Bosque do Papa é resolvida

Uma das sete casas do Bosque do Papa sempre foi de cor branca (Foto: Elton Abrão/Divulgação) - Polêmica da casa do Bosque do Papa é resolvida
Uma das sete casas do Bosque do Papa sempre foi de cor branca (Foto: Elton Abrão/Divulgação)

Uma postagem publicada ontem (11) no Facebook do Massa News solicitando a  participação de internautas para uma matéria, causou polêmica. A ideia foi  convidar o internauta para enviar fotos de casas antigas e, através delas, contar  a história de Curitiba e RMC. A publicação da imagem, enviada por Elton Abrão, é  de uma das casas do Bosque do Papa e gerou comentários repudiando a possível pintura do prédio.

No entanto, a casa da imagem sempre foi de cor branca, avisa  a Fundação Cultural de Curitiba, responsável por quatro das sete edificações que ficam no parque. As outras três estão sob a administração da Central  Representação da Comunidade Brasileiro-Polonesa (Braspol). 

As sete casas típicas polonesas foram construídas com troncos de  madeira, no início da colonização polonesa da região de Curitiba, em 1878, e  remontadas no bosque, em 1981. Durante o restauro do conjunto, em 2011, o Ippuc, FCC e Braspol optaram por restabelecer a cor original.

Inclusive, a assessoria da FCC, lembra que em frente desta  casa específica, de cor branca, tem uma placa explicando o motivo dela ser dessa cor.