27°
Máx
13°
Min

Abertura de Festa Literária terá espetáculo circense em Cianorte

(Foto: Divulgação) - Abertura de Festa Literária terá espetáculo circense em Cianorte
(Foto: Divulgação)

A abertura oficial da 1ª Festa Literária de Cianorte (Flicia) acontece nesta terça-feira (7) com um espetáculo circense da Companhia Espaço Sou Arte, que apresenta a peça ‘Nuget: o príncipe do reino do topete levantado’. O evento será às 19h30, no ginásio de esportes Tancredo Neves, com entrada gratuita.

A peça narra a saga de Nuget, um príncipe palhaço, à procura de uma princesa para se casar. Durante a busca, ele se depara com mulheres que não possuem mais as atitudes tradicionais dos contos de fadas. Além de independentes, elas enfrentam sozinhas os perigos, querem estudar e trabalhar.

No palco, revezam-se coreografias que retratam diversas histórias e figuras clássicas, fazendo os espectadores analisarem valores e crenças. Dragões, carruagens e pernas-de-pau gigantes são elementos que transportam o público para o mundo encantado.

O objetivo do espetáculo, bem como as outras atividades da programação da Flicia, é despertar o interesse pela leitura. 

“Toda a programação do nosso evento está voltada para literatura, inclusive a peça de abertura. Ela, em especial, por ser interativa e abordar o mundo dos contos de fadas de uma forma totalmente inusitada, certamente, despertará o interesse entre o público infantil e infanto-juvenil”, declarou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

Programação

Até sexta-feira (10), a Flicia contará com uma programação no Centro Estadual de Educação Profissional (Escola Técnica). Na quarta-feira (8), às 19h, ocorre a cerimônia de premiação do V Concurso Municipal de Poesia e homenagem a escritores de Cianorte. Na sequência, às 21h, haverá mesa-redonda sobre o tema “Livros físicos e livros digitais: Diferenças e aproximações”, composta pela professora doutora Maria Luisa Furlan Costa (UEM) e pela professora pós-doutora Ana Paula Machado Velho (UEM).

Na quinta-feira (9) as atividades também começam a partir das 19h30, com mesa-redonda sobre o tema “Os desafios para o incentivo à leitura na era digital”. Participação da professora especialista Marli Fiorentin do Núcleo Tecnológico da Educação do Rio Grande do Sul e do professor mestre Romulo Tondo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Na sexta-feira (10), a mesa-redonda terá início às 19h30, com o tema “Literatura e Cinema: Convergências e divergências”. No debate estarão a professora doutora Cristiane da Silveira Lima (UEM) e a professora mestra Janiclei Mendonça da União Educacional de Cascavel (Univel).

Além das apresentações, a Flicia contará com diversas exposições culturais, pedagógicas e literárias. O grande destaque é a exposição “Poty, de todos nós”, do artista Poty Lazzarotto, em parceria com o Colégio Sesi. Além disso, instituições de ensino da cidade vão expor trabalhos de cunho literário desenvolvidos por seus profissionais.

Colaboração Assessoria de Imprensa