22°
Máx
14°
Min

Adriano Garib autografa livro no Catuaí Shopping

(foto: Divulgação)  - Adriano Garib autografa livro no Catuaí Shopping
(foto: Divulgação)

A cidade de Londrina receberá o ator e escritor Adriano Garib para o lançamento do romance “A Arte de Construir Ruínas”. Na tarde de sexta-feira, dia 5, ele participa de um bate-papo literário sobre seu livro no evento SEDA - Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que será aberto à comunidade acadêmica e interessados em geral. A partir das 19 horas do mesmo dia, ele autografará seu livro nas Livrarias Curitiba, no Catuaí Shopping.

A Arte de Construir Ruínas é um livro com uma narrativa envolvente, na qual o autor aposta no lado humano de seus personagens utilizando-se de um intenso realismo. No epicentro da história está Angelo, artista com sua obra inacabada, que se arrasta por toda a sua vida, e orbitando ao seu redor estão outros três personagens, Tina, Zilda e Francisco, que podem ser comparados a um quarteto de cordas pelo entrelaçamento musical de vozes.

A narrativa é ponto forte desse romance. A cada personagem, não por acaso, é aplicada uma conjunção pronominal específica. Atributos que enaltecem a discussão literária. O livro pode ser considerado uma obra de arte, traz na capa a tela de Claudio Francisco da Costa, artista plástico que a concebeu exclusivamente para esta finalidade.

O prefácio é do poeta e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça, que endossa o romance de Garib, e o projeto gráfico elaborado por Marcos Losnak traz na parte interna letras em ruínas, criadas a partir de papelão e desgastadas pelo tempo. Os três artistas que participam da obra são de Londrina, o que estreita ainda mais a relação do escritor com a cidade, onde morou entre os anos de 1983 a 1994.

Sobre o ator

Adriano Garib nasceu em Gália (SP), em 1965. Formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1988. Iniciou sua carreira como ator, fazendo parte do célebre Grupo Delta de Teatro, de Londrina. Com a montagem da peça “Toda nudez será castigada” (Nelson Rodrigues), o grupo circulou o Brasil e participou de festivais internacionais, ganhando diversas premiações. Garib também trabalhou na cidade nas três áreas do jornalismo (impresso, rádio e tv).

Hoje, Garib integra o elenco protagonista das séries “Magnífica 70” (HBO/Conspiração Filmes) e “Contra Todos” (Fox). Também é protagonista da série “A Lei”, produzida pela Intro Pictures Turner (Canal Space) que estará no ar no início de 2017. Até maio deste ano, esteve em cartaz no Rio de Janeiro, com a peça “Elogio da Paixão”. Atuou nos filmes Meu Nome Não É Johnny, Tropa de Elite 2, Getúlio e Os Caras de Pau (O Roubo do Anel) e nas novelas Salsa e Merengue, Duas Caras, Salve Jorge (Globo) e Vidas em Jogo (Record). No teatro, além de integrar a companhia Delta (Londrina), fez parte da Armazém Cia De Teatro e Cia Teatro Autônomo (Rio de Janeiro).

(com assessoria de imprensa)