28°
Máx
17°
Min

Aniversário do Cemitério Municipal terá visita guiada noturna

(Foto: Jaelson Lucas/SMCS) - Aniversário do Cemitério Municipal terá visita guiada noturna
(Foto: Jaelson Lucas/SMCS)

A comemoração do aniversário de 162 anos do Cemitério Municipal São Francisco de Paula terá programação especial no equipamento público mais antigo da cidade de Curitiba. As atividades vão acontecer na próxima sexta-feira (2) e sábado (3).

A principal atração será a visita ao cemitério durante a noite, guiada pela pesquisadora Clarissa Grassi, presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. “Quando a noite chegar ao Cemitério Municipal, o convite será para uma visita inusitada, conhecer as belezas e as histórias do campo santo mais antigo da cidade sob a luz de lanternas”, convida.

As visitas noturnas estão marcadas para 19 horas de sexta e sábado. Os participantes irão receber lanternas para conhecer e desvendar símbolos e obras de arte construídos ao longo dos anos.

O mais antigo

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula foi fundado em 1854 e é o mais antigo dos quatro cemitérios municipais que Curitiba. Possui aproximadamente 5.745 túmulos e 75.042 sepultados, entre eles personalidades como Barão do Serro Azul, Guido Viaro, Emiliano Pernetta, Helena Kolody e Maria Bueno, que atrai centenas de visitantes todos os anos.

A arte também está presente, com obras de João Turin, para o túmulo de André de Barros, com elementos paranistas; e esculturas como a de Pierino Riva, forjada em bronze na Itália pelo escultor Alberto Bazzoni. “Esses são apenas alguns poucos exemplos que reiteram a importância de se preservar um verdadeiro patrimônio”, conta Clarissa.

Inscrições

Interessados em participar das atividades devem fazer a inscrição por email (visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br), enviando nome completo, idade e número do RG.

Visita guiada noturna comemorativa aos 162 do Cemitério Municipal

Datas: 2 e 3 de dezembro
Horários: Sexta às 19h / Sábado, às 9h e 19h

Colaboração Prefeitura de Curitiba