24°
Máx
17°
Min

Anúncio do Ramadã pode acontecer neste domingo

Foto: Assessoria - Anúncio do Ramadã pode acontecer neste domingo
Foto: Assessoria

No fim da tarde deste domingo (05), por volta das 18h25, os olhos da comunidade árabe estarão voltados para os céus da Tríplice Fronteira. A tentativa é de avistar a primeira faixa da lua nova, o que marca o início do Ramadã, mês considerado sagrado pelos muçulmanos.

O anúncio oficial poderá ser feito no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Os xeiques Abdo Nasser El Khatib, do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, Abbas Al Baghdadi, da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, e Fadi Ahmad Aljafarawi, do Centro Árabe Islâmico Paraguaio, observarão se a lua minguante no fim do dia estará entrando na lua nova, como está previsto, para então fazer o anúncio do começo do mês sagrado.

Caso a observação seja bem-sucedida, o primeiro dia oficial do Ramadã será na segunda-feira (6). O embaixador Mohamed Zrug, representante da Frente Polisario no Brasil, também deve participar da ação, que deve reunir integrantes da comunidade árabe de Foz do Iguaçu, considerada a segunda maior do Brasil, com aproximadamente 17 mil pessoas, atrás apenas da de São Paulo.

O início do mês sagrado é baseado na combinação das observações da lua e em cálculos astronômicos. O islamismo usa o calendário lunar, que é 11 dias mais curto que o solar.

Dependendo da formação da lua, o Ramadã pode ocorrer em meses diferentes do ano. Esse é o período de purificação, no qual os muçulmanos fazem jejum desde o amanhecer e até o entardecer.

Colaboração: Assessoria de imprensa