24°
Máx
17°
Min

'Arraiá' do seo Zico Borghi é nesta quinta-feira em Maringá

(Foto: Prefeitura de Maringá) - 'Arraiá' do seo Zico Borghi é nesta quinta-feira em Maringá
(Foto: Prefeitura de Maringá)

É nesta quinta-feira (23) a festa junina mais tradicional de Maringá: o ‘arraiá’ do seo Zico Borghi, que acontece desde 1982 para homenagear os santos do mês – Antônio, João e Pedro. Cerca de 2 mil pessoas são aguardadas e poderão saborear gratuitamente quentão, pipoca, doces, canjica e achocolatado.

Realizada na Gleba Pinguim, a festa começa com uma oração no paiol de seo Zico, seguida da colocação do mastro com os três santos juninos. Ainda haverá fogueira, quadrilha e até a passagem pelas brasas ao fim do ‘arraiá’. Tombada como patrimônio do município, a festividade tem o objetivo de manter a união da comunidade. 

“Esse reconhecimento demonstra o quanto ela é importante, representando todas as outras festas juninas, que antigamente eram realizadas na área rural por famílias pioneiras da região. A Secretaria de Cultura assumiu a continuidade para que os mais novos possam conhecer essa tradição, e para que a população possa continuar usufruindo de momentos tão gostosos e familiares como os proporcionados”, destacou a secretária de Cultura, Olga Agulhon.

Seo Zico Borghi, o casamenteiro

Pioneiro de Maringá, Aníbal Agenor Borghi tem fama de ajudar os que procuram um casamento. Um dos atrativos do ‘arraiá’ são os pedidos para o santo casamenteiro, Santo Antônio. Seo Zico garante que quem pede com fé tem a graça atendida. “Já ajudei muitas moças a realizarem esse pedido e depois recebi até o convite para o casamento.”

A festa junina começa a partir das 18h30, no paiol de Borghi, e depois as pessoas seguem para a capela Bom Jesus, na Gleba Pinguim.

(Foto: Prefeitura de Maringá)(Foto: Prefeitura de Maringá) 

Colaboração Prefeitura de Maringá