23°
Máx
12°
Min

‘Arraiá’ do seo Zico Borghi resgata tradição junina em Maringá

O ‘arraiá’ do seo Zico Borghi realizado na quinta-feira (23), na Gleba Pinguim em Maringá, reuniu mais de duas mil pessoas, que além de saborear as comidas típicas da festa, puderam participar dos ritos tradicionais juninos.

Realizada desde 1982 para homenagear os três santos do mês, Antônio, João e Pedro, o evento começou com uma missa na capela Bom Jesus. Em seguida, o mastro com os santos juninos foi erguido.

Grudando velas no mastro, devotos fizeram pedidos aos santos. Seo Zico Borghi tem fama de ajudar os que fazem pedidos a santo Antônio, o casamenteiro. “Já ajudei muitas moças a realizarem esse pedido e depois recebi até o convite para o casamento”, contou.

Ao som de modas juninas e com uma grande fogueira acesa, a comunidade saboreou gratuitamente comidas típicas, como quentão, pipoca, canjica, achocolatado e doces caseiros.

Para encerrar o ‘arraiá’, houve a tradicional passagem pelas brasas da fogueira. O evento foi tombado como patrimônio histórico da cidade, com o objetivo de unir a comunidade.