22°
Máx
17°
Min

Augusto de Campos participa de debate sobre poesia concreta em São Paulo

O poeta Augusto de Campos participa de um evento nesta quarta-feira, 27, no Sesc Pompeia, na zona oeste de São Paulo, sobre poesia concreta. Ele conversa com a ensaísta Marjorie Perloff (suíça naturalizada norte-americana) e com o pesquisador argentino Gonzalo Aguilar. Daniel Rangel, curador da exposição Rever Augusto de Campos, fará a mediação.

A retrospectiva, montada no Sesc Pompeia desde o dia 5 de maio, cobre em 75 obras todos os períodos de criação de Campos, desde colagens feitas nos anos 1960 ao lado de Waldemar Cordeiro, líder dos artistas concretos, até parcerias mais recentes.

A ensaísta Marjorie Perloff se formou nos EUA entre os anos 50 e 60 e suas pesquisas em torno da poesia de vanguarda a aproximaram dos artistas concretistas brasileiros. A ensaísta tem alguns livros publicados no Brasil, entre eles "O Gênio não Original" (UFMG, 2013) e "A Escada de Wittgenstein" (Edusp, 2005).

O argentino Gonzalo Aguilar, ensaísta e critico especialista em literatura brasileira, também escreveu largamente sobre o assunto. Em seu trabalho, ele analisa a atuação do grupo formado por Décio Pignatari, Augusto e Haroldo de Campos e sua produção poética e crítica, considerada no contexto do modernismo internacional.

Serviço

O "Bate-papo - Poesia Além da Página", com Augusto de Campos, Marjorie Perloff, Gonzalo Aguilar e Daniel Rangel, ocorrerá na quarta-feira, dia 27, às 20h, com entrada gratuita. O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93. A retirada de ingressos começa às 19h.