28°
Máx
17°
Min

Chegou a hora das Tulipas

(Foto: Edna Froes / Assessoria de Imprensa) - Chegou a hora das Tulipas
(Foto: Edna Froes / Assessoria de Imprensa)

O verão despediu-se dos brasileiros. Prova disso é que o sol quente ficou para trás e os dias mais amenos e frios começam a surgir. Esta gradativa redução da luz solar tem reflexos nas plantas e flores. Com a chegada do outono, que é uma transição entre o verão e o inverno, a paisagem dos jardins muda de cor e a dica para quem gosta de flores é cultivar as espécies mais propícias para se desenvolver com baixas temperaturas e umidade, mais ventos e pouco calor. As tulipas foram as escolhidas pela Agapanthus Floricultura para os arranjos outonais que vão estar na vitrine até o fim da estação: 20 de junho.

As tulipas abrem um novo ciclo nos jardins. Com mais de cem espécies, cores e tamanhos variados, estas flores vibrantes se adaptam bem ao clima do Sul do Brasil. Elas são, geralmente, plantadas ao final do inverno, sendo muito utilizadas em decoração e ornamentação de interiores. A flor é originária da Turquia e seu nome significa turbante, já que parece o adereço usado na cabeça pelos homens turcos.

Você  acredita no significado das flores?

A linguagem das flores foi inventada durante a era vitoriana (Reinado da Rainha Victoria da Inglaterra), que durou de 1837 a 1901. Neste período, virou moda trocar mensagens presenteando as pessoas com flores, já que a sociedade da época era moralista e disciplinadora. Era uma espécie de código secreto. A grande rigidez dos costumes e seu puritanismo deixava claro que as emoções deveriam ser contidas. Então, através das flores, era possível expressar o amor, o desejo, a tristeza, amizade e muitos outros sentimentos.

Por isso, a partir daí, as flores começaram a não só embelezar, mas dar “recados”. A tulipa é uma flor de muitos significados. Considera-se que a tulipa vermelha traga embutido o amor verdadeiro, precioso e eterno; a tulipa negra, a sofisticação e a elegância; a branca, o perdão; a laranja, vitalidade e vigor; a cor-de-rosa, afeto e delicadeza e a amarela, prosperidade.

Cuidados

Símbolo dos Países Baixos, a tulipa plantada dura de seis a dez dias. O cuidado que se deve ter com ela é simples: preservá-la em um local com certa luminosidade. As tulipas de corte possuem a mesma resistência quando adquiridas com os respectivos bulbos e sua manutenção é descomplicada: temperatura amena e água gelada. O local escolhido deve ser livre de sol e vento. Isso é bem fácil quando a estação ajuda. Na Agapanthus, trabalha-se também com as tulipas de corte que proporcionam elegância e sofisticação aos ambientes, além de ser ótima opção para presentear.

Colaboração Assessoria de Imprensa.