28°
Máx
17°
Min

Com Débora Falabella e Yara de Novaes, premiado espetáculo chega à Curitiba

(Foto: Guto Muniz) - Com Débora Falabella e Yara de Novaes, premiado espetáculo chega à Curitiba
(Foto: Guto Muniz)

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo Contrações, de 14 a 17 de abril. Com as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes, a peça recebeu inúmeros prêmios e já foi ao palco 130 vezes, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.

Com texto do dramaturgo inglês Mike Bartlett, Contrações é uma obra cruel e engraçada, que parte de uma situação plausível na realidade para demonstrar um lado mais absurdo. A ação se passa em um único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente (Yara de Novaes) solicita a Emma (Débora Falabella), sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa.

Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, revela suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a funcionária acaba se rendendo e prejudica sua vida privada. A direção é de Grace Passô. Silvia Gomez assina a tradução do texto, Morris Picciotto é o autor da trilha original e André Cortez foi o responsável pelo cenário e figurino da montagem.

Repercussão e prêmios

O espetáculo recebeu ótimas críticas em sua temporada de estreia em São Paulo, em outubro de 2013, levando as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes à conquista do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), na categoria melhor atriz. A divisão do prêmio, normalmente destinado a apenas uma pessoa, aconteceu também no Prêmio Aplauso Brasil.

No Rio de Janeiro, foi considerada uma das 10 melhores peças do ano pelo jornal O Globo. O elenco também levou o Prêmio APTR de melhor atriz no Rio de Janeiro e o prêmio Questão de Crítica para Yara de Novaes.

O processo de criação

Durante o mês de abril de 2013, a equipe criativa de Contrações viajou por oito cidades do interior paulista e expôs seus ensaios para plateias de aproximadamente 400 pessoas por cidade. A peça foi construída e modificada com a presença do público, em um processo criativo exposto no qual, ao fim de cada apresentação, a plateia podia colocar suas impressões e opiniões sobre o texto e a montagem. Ao todo, os ensaios foram vistos por aproximadamente 3.000 pessoas.

Dez anos do Grupo 3 de Teatro

O Grupo 3 de Teatro, fundado por Débora Falabella, Gabriel Paiva e Yara de Novaes, estreou em 2005 com o espetáculo A serpente, que dava continuidade à parceria iniciada em Belo Horizonte no final da década de 1990. Os quatro espetáculos que compõem o repertório da companhia foram consagrados por premiações, críticas e pelo público, e até hoje se alternam entre temporadas e excursões.

Sobre o autor

Com apenas 34 anos, o dramaturgo inglês Mike Bartlett é considerado um dos mais expressivos autores do teatro contemporâneo. Ganhador de importantes prêmios – como o Laurence Olivier Award e Imison Award –, Bartlett coloca o foco em seu teatro no duelo entre o homem e os padrões de conduta exigidos e marcados pela sociedade. Com uma intensidade sombria e engraçada, o autor debruça-se, entre outros temas, sobre questões como o fim do casamento, o abuso sofrido por funcionários nas grandes corporações e a sexualidade. Trabalhando continuamente desde 2002, entre suas principais obras estão: MyChild (2007), Contractions (2008), Cock (2009), Love,  Love, Love(2010) e 13 (2011).

Serviço

Contrações

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: 14 a 17 de abril de 2016

Hora: quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h

Ingressos: vendas a partir de 09 de abril (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Classificação  etária: Não recomendado para menores de 14 anos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.