27°
Máx
13°
Min

Começa hoje o 25º Festival de Curitiba

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Começa hoje o 25º Festival de Curitiba
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

A cantora Maria Bethânia abre hoje o Festival de Curitiba com o recital “Bethânia e as Palavras” em que canta e recita textos, no Teatro Guaíra, às 20h. Depois da apresentação haverá uma festa na Capela Santa Maria, ao lado do teatro.

Os primeiros três espetáculos da Mostra 2016 entram em cartaz amanhã, dia 23, quarta-feira. “Batucada”, trará elenco recrutado em Curitiba; “Hamlet – Processo de Revelação” é um estudo do personagem shakespeariano que conta com a interação do público; e “Mordedores” apresenta a observação do atrito dos corpos.

Encontros  de crítica

Os Encontros de Crítica fazem parte da Mostra 2016 e reunirão artistas, espectadores e críticos da Questão de Crítica e do Horizonte da Cena para proporcionar um ambiente de conversa e cumplicidade nos teatros logo após os espetáculos. Os encontros acontecerão após Batucada, Fim de Jogo, Cabras, O Confete da Índia, Eles Não Usam Tênis Naique, Caranguejo Overdrive, Mamãe, Nuon, Tebas Land, Grão da Imagem Vaga Carne, Mó, Processo de Conscerto do Desejo e Quem Tem Medo de Travesti.

Minicurso  Shakespeare 400 anos

O minicurso Shakespeare 400 anos, que teve todas as suas vagas esgotadas, também começa nesta quarta. Ministrado por Liana de Camargo Leão, Célia Arns de Miranda e Anna Stegh Camati em forma de palestras, o minicurso de três dias comemora o aniversário de quatro séculos do legado do bardo inglês.

Dragão gigante feito com milhares de balões

Um dragão gigante feito pelo Palhaço Tomate com milhares de balões é uma das atrações do MishMash, a mostra de variedades do Festival de Curitiba para toda a família. Interpretado pelo comediante argentino Victor Tomate Avalos, o palhaço Tomate utiliza sua habilidade de criar personagens com balões para divertir a plateia com uma série de situações inusitadas. A linguagem simples e a interação com o público contribuem para o sucesso entre todas as idades. O MishMash é a mostra de variedades do Festival de Curitiba para toda a família e todas as idades. A curadoria é de Rafael Barreiros também conhecido como o Palhaço Alípio. O evento acontece no ParkCultural, no último sábado e domingo do Festival de Curitiba, às 20h no dia 2 e às 18h no dia 3.

Coleção  Dramaturgia Cobogó

Celebrando a Coleção Dramaturgia da Editora Cobogó, Marcio Abreu, Pedro Kosovski e Daniele Avila, autores de alguns dos livros da coleção, além da crítica e pesquisadora de teatro Luciana Romagnolli, se encontram no dia 25 às 17h no Ave Lola Espaço de Criação para debater o papel do texto nas peças teatrais. Afinal, o que faz um texto ser dramaturgia? O que faz um texto precisar da encenação ou prescindir dela? Que elementos de uma peça já estão no texto e quais são construídos pelo encenador e pelos atores? A Coleção Dramaturgia, que terá seus títulos lançados após o debate, foi indicada ao Prêmio APTR de Teatro e em 2015 atingiu a marca de 30 livros publicados.

Risorama  começa nesta sexta-feira

Restam poucos ingressos para a abertura da mostra de standup comedy do Festival de Curitiba, o Risorama. Com curadoria do comediante Diogo Portugal e apresentação do ator Marcio Ballas, pelo terceiro ano consecutivo, a mostra vai até o dia 30 de março, com até seis humoristas dividindo o palco por noite. A primeira noite do Risorama vai fazer o público se divertir com Nando Viana, Fagner Zadra, Rafael Cortez e Jonathan Nemer.

Colaboração Assessoria de Imprensa.