26°
Máx
19°
Min

Dia do Pioneiro será comemorado no Museu Histórico de Londrina

(foto: reprodução) - Dia do Pioneiro será comemorado no Museu Histórico de Londrina
(foto: reprodução)

21 de Agosto - Dia do Pioneiro. A data foi instituída através de Lei Municipal nº 3.573/83 para comemorar a chegada da Caravana comandada por George Craig Smith, em agosto de 1929. Essa comemoração é um convite aos londrinenses para a reflexão, não só das experiências passadas, mas também para imaginar o futuro da cidade “isso estimula a buscarmos no passado informações que nos lembrem quem somos, qual a nossa identidade e para isso é preciso conhecer o passado, é preciso lembrar e compartilhar. Londrina é marcada pela diversidade em todos os seus aspectos: na área étnica, cultural e religiosa, pois, acolheu gente de várias partes do Brasil e do mundo, além daqueles que já habitavam essa terra, os indígenas e os caboclos. 

Toda essa riqueza deve ser valorizada quando buscamos a nossa identidade e projetamos o nosso futuro diz a responsável pelo Museu Profa. Dra. Regina Célia Alegro e complementa esse dia é uma comemoração em agradecimento a todos os pioneiros que aqui chegaram e deram suas contribuições de diversas formas e em vários segmentos e também para àqueles que continuam lutando pelo desenvolvimento de nossa querida cidade de Londrina”.

Para comemorar essa data, 21 de agosto, o Museu Histórico de Londrina/UEL juntamente com o Elos Clube Londrina e a Associação dos Amigos do Museu – ASAM, estão preparando uma grande festa, a 1ª Festa das Nações Lusófonas – países que falam a língua portuguesa, com início às 10 horas da manhã, até às 16 horas no Museu com várias atrações. Fazem parte das Nações de língua português: Brasil. Portugal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Timor Leste Guiné Equatorial, e Macau, na China. Agregaram à iniciativa outros grupos: COMPAZ, Londrinapazeando, Desbravadores Lions, Rotary, Aventureiros do Amanhecer, Bandeirantes, UEL, Núcleo Afro-Asiático da UEL, Rota do Café e outros.

Essa festa segundo Leozita Baggio Vieira, representante do ELOS CLUBE de Londrina, tem como objetivo incentivar pessoas, principalmente jovens, a se agregarem ao ELOS CLUBE de Londrina, movimento cultural internacional, de congregação de valores humanos dispostos a: defender e promover a compreensão entre os povos de TODO O MUNDO, a defesa das tradições e da cultura luso brasileira, defesa da língua portuguesa e do humanismo lusíada em todos os cantos do mundo, o Elos clube de Londrina, juntamente com Grupos de Escoteiros que para obterem uma insígnia de lusofonia precisam fazer algumas ações, teve a ideia de fazer a 1ª Festa das Nações Lusófonas em Londrina.

Cada entidade representará um país de língua portuguesa: Brasil- COMPAZ; Portugal- Elos Clube de Londrina; Guiné Bissau- Rotary Club Londrina Nordeste; São Tomé e Príncipe- Lions; Moçambique e Macau- Grupo de Escoteiros Verde Vale; Cabo Verde- Seniores e Pioneiros; Angola- Aventureiros do Amanhecer; Guiné Equatorial- Grupo de Escoteiros Orion e Bandeirantes; Timor Leste- Desbravadores. Nesses espaços serão abordados aspectos políticos, sociais, históricos, geográficos e culturaiscomo: arte em geral, dança, música, literatura, tradição, bandeira, pratos típicos, indumentária, etc. Cada grupo usará de criatividade para apresentação de seu país.

Às 11 horas será realizado um abraço no Prédio do Museu pelos Pioneiros e as pessoas presentes pela Paz das Nações. O evento contará com várias apresentações artísticas, shows e abertura de exposição nas Salas de Mostra Temporária do Museu. Outras atrações artísticas e culturais farão parte desse dia como: apresentação do músico Paulo Lima; Wagner e Ângela – apresentação de músicas brasileiras, portuguesas e angolanas; Luiz Galhardi e Marlene com Dança forró, samba e sertanejo; Rodrigo Rocha com a Rodrigo Escola de Dança e Jéssica.

O evento é aberto ao público com entrada franca. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária) Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641. Contato com Leozita Baggio Vieira (43) 8408-7463 e 9623-3083.

(com assessoria de imprensa)