26°
Máx
19°
Min

Espetáculo 'Atitude' tem entrada gratuita no Teatro Reviver nesta quarta

(Foto: Mídia ADT) - Espetáculo 'Atitude' tem entrada gratuita no Teatro Reviver nesta quarta
(Foto: Mídia ADT)

O espetáculo Atitude é a atração do Teatro Reviver, em Maringá, às 20h30 desta quarta-feira (27). A montagem une dança e música e traz 15 dançarinos integrantes do Instituto Arte de Transformar (ADT), companhia que busca motivar as pessoas em prol da transformação da sociedade.

Atitude usa dança como ferramenta para comunicar, principalmente para incentivar os jovens sobre a conscientização do não uso de drogas. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente 30 minutos antes da apresentação.

O espetáculo é apresentado em colégios estaduais desde 2014 e já passou por 32 por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A presidente do ADT, Cíntia Barros, destaca que a apresentação tem como objetivo propor uma reflexão. “Tem uma linguagem jovem e vai ao encontro da realidade dos adolescentes, para que eles possam repensar valores e para que reflitam sobre o futuro, as escolhas que serão feitas”, disse.

Cíntia ainda afirmou que o grupo registrou um retorno favorável da plateia nas escolas. “Tivemos um feedback bastante positivo, com momentos em que alguns adolescentes choraram porque se reconhecem em algumas situações, vivenciadas por amigos ou mesmo parentes."

Para a diretora artística do espetáculo e vice-presidente do instituto, Michelle Veríssimo, esse retorno foi marcante. “Foram dois anos entregues a sorrisos, lágrimas, abraços, encontros e desencontros que nos marcaram profundamente. Visitamos todas as instituições e agora teremos o privilégio de apresentar nossa criação no Convite à Dança para compartilhar aquilo que temos construído nesses dois anos de Atitude”, pontuou.

Projeto

O projeto Convite à Dança, da Secretaria de Cultura, oferece à comunidade em todas as quartas-feiras, no Teatro Reviver, apresentações de companhias de diversas cidades do Paraná com espetáculos gratuitos de vários gêneros da dança. A iniciativa busca incentivar a formação de público e a promoção da arte em Maringá.

ADT

O Instituto Arte de Transformar é composto por pessoas miscigenadas que utilizam da própria arte para levar adiante poesia, música, teatro, circo, dança, stomp, entre outros. Em 1997, a partir de uma parceria com a Igreja Batista da Zona 7, um grupo foi formado para dançar na inauguração da nova sede da Comunidade Evangélica de Maringá.

Nos dois anos seguintes, mais dois eventos foram realizados seguindo o mesmo formato até que, no fim de 1999, Cíntia Maria Barros, Rodrigo José Viríssimo da Silva e Tatiana de Freitas Giovanini, com apoio de Michelle Viríssimo, deram início oficialmente ao ADT - à época denominado Adorart. Desde então, o grupo vem crescendo, apresentando-se em diversas ações e espaços de Maringá e região, além de participar de eventos de dança em outros estados.

Colaboração Prefeitura de Maringá