28°
Máx
17°
Min

Espetáculo lúdico marca abertura da 1ª Festa Literária de Cianorte

Espetáculo lúdico marca abertura da 1ª Festa Literária de Cianorte

Um espetáculo de magia e emoção marcou a abertura da 1ª Festa Literária de Cianorte (Flicia), na noite de terça-feira (7). Mesmo com o frio, a população compareceu à peça ‘Nuget: o príncipe do reino do topete levantado’, da Companhia Espaço Sou Arte de Campo Mourão.

A Flicia tem como objetivo a valorização da leitura e da literatura. “Uma realização como esta expressa a preocupação com a formação das nossas crianças e nossos jovens, porque o universo literário faz a diferença na vida de todos nós”, declarou a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa.

O presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença da população. “Isso demonstra que cada pai e cada profissional que aqui está sabe da importância que a prática da leitura tem para o desenvolvimento social”, disse. A programação da Flicia continua até sexta-feira (10) com diversas atividades no Centro Estadual de Educação Profissional (Escola Técnica).

Programação

Nesta quinta-feira (9), a partir das 19h30, haverá uma mesa-redonda sobre o tema ‘Os desafios para o incentivo à leitura na era digital’, com a participação da professora especialista Marli Fiorentin, do Núcleo Tecnológico da Educação do Rio Grande do Sul, e do professor mestre Romulo Tondo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na sexta-feira (10), a mesa-redonda terá início às 19h30, com o tema ‘Literatura e Cinema: Convergências e divergências’. No debate estarão a professora doutora Cristiane da Silveira Lima (Universidade Estadual de Maringá) e a professora mestra Janiclei Mendonça (União Educacional de Cascavel).

A Flicia ainda conta com diversas exposições culturais, pedagógicas e literárias. O destaque é a exposição ‘Poty, de todos nós’, do artista Poty Lazzarotto, em parceria com o Colégio Sesi. Além disso, instituições de ensino vão expor trabalhos de cunho literário desenvolvidos por seus profissionais.

Colaboração Prefeitura de Cianorte