22°
Máx
16°
Min

Exposição alia meio ambiente a alta tecnologia e diversão

(Foto: Divulgação) - Exposição alia meio ambiente a alta tecnologia e diversão
(Foto: Divulgação)

A Conexão Estação Natureza, exposição interativa que utiliza tecnologia como ferramenta de sensibilização para a importância da biodiversidade brasileira, chega a Curitiba em 27 de agosto, depois de ter passado por 16 cidades do país. Gratuita e 100% acessível a pessoas com necessidades especiais, a exposição estará no piso L4 do Shopping Mueller até 10 de setembro.

A exposição, pela qual já passaram mais de seis milhões de pessoas, é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Buscando sensibilizar os visitantes sobre os ambientes naturais brasileiros, a Conexão promove a reflexão sobre a natureza no dia a dia. Para isso, conta com recursos tecnológicos como cinema 4D, jogos interativos, óculos riftde realidade virtual e telas touch.

Entre as atrações está um filme exibido em seis telas dispostas em 360o. A sessão de cinema é acompanhada de estímulos sensoriais como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação na Mata Atlântica do litoral paranaense, localizada a 163 km de Curitiba.

Já entre os jogos interativos, um aborda a mudança climática, por meio da tecnologia motionbyhands, em que os jogadores utilizam suas mãos acima da tela, sem tocá-la. Outra ferramenta utiliza a plataforma kinect, a partir da qual se pode jogar sem o uso de controles e conhecer alguns dos ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como fornecimento de água e alimentos e a purificação do ar.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

O visitante ainda terá acesso a uma espécie de enciclopédia virtual, em telas touch, com informações sobre fauna, flora e aspectos culturais das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica.

Outra atração é composta por três bicicletas ´inteligentes´ que, ao serem pedaladas, informam em tempo real dados sobre a quantidade de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) economizado durante o exercício, além da quantidade de gases de efeito estufa que deixam de ser emitidos, entre outras informações sobre o assunto. As pedaladas ensinam os visitantes de que forma algumas ações rotineiras podem contribuir para reduzir a mudança climática no planeta.

Atendimento às escolas

Escolas da região que tiverem interesse em levar seus alunos para conhecer a exposição têm atendimento especial. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Shopping Mueller, no telefone: (41) 3074-1038.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.486 projetos de 492instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, twitter.com/fund_boticario e facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Serviço

Exposição Conexão Estação Natureza

Data: de 27 de agosto a 10 de setembro.

Local: Piso L4 do Shopping Mueller.

Endereço: Av. Cândido de Abreu, 127 –Centro Cívico, Curitiba.

Horários: De segunda a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingos e feriados, das 14h00 às 20h00.
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Colaboração Assessoria de Imprensa