22°
Máx
17°
Min

Exposição retrata etnias que ajudaram na formação de Maringá

(Foto: Divulgação/Unicesumar) - Exposição retrata etnias que ajudaram na formação de Maringá
(Foto: Divulgação/Unicesumar)

Em Maringá, uma exposição no Museu Unicesumar mostra os diversos grupos de imigrantes que foram pioneiros na cidade. Na manhã deste sábado, familiares desses primeiros moradores visitarão o local e participarão de um café da manhã. Muitos deles inclusive forneceram material para a mostra.

Chamada “A viagem, o sonho, o destino”, a exposição tem objetos, textos, fotos e documentos dos imigrantes italianos, alemães, ucranianos, espanhóis, portugueses, japoneses, africanos e árabes.

Segundo a diretora do museu, Loide Caetano, o projeto foi pensado no ano passado e colocado em prática desde fevereiro, a partir de pesquisas bibliográficas, pesquisa oral e levantamento dos artefatos históricos.

Para Loide, é muito importante conservar a memória histórica para valorizar o presente. "A exposição tem como objetivo mostrar a diversidade étnica de uma Maringá a ser descoberta e também de traçar a cultura ancestral desses povos que ajudaram a construir a cidade."

Entre os visitantes ilustres que estarão na mostra neste sábado estão os Fritzen, que chegaram a Maringá em 1947. Também estará Oswaldo Chiuchetta, dono do primeiro moinho da cidade.  

O Museu da Unicesumar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Aos sábados, das 10h às 16h.

Colaboração Assessoria de Imprensa