22°
Máx
16°
Min

“Festa da Okupa” reúne coletivos culturais de Londrina neste domingo

(foto: Lucas Godoy/ divulgação) - “Festa da Okupa” reúne coletivos culturais de Londrina neste domingo
(foto: Lucas Godoy/ divulgação)

Neste domingo, 9, o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), a Kinoarte e o Coletivo Quizomba se reúnem para realizar a segunda Festa da Okupa. Com início às 14h do domingo, a festa traz oficinas, peça “O Poeta que Pariu” e shows com as bandas Saravá Trio, Electric Hermano Trio e Abacate Contemporâneo. O objetivo principal é comemorar o resultado da campanha de financiamento coletivo, encerrada no último mês, além de arrecadar fundos para a segunda etapa de readequações da Okupação.

Desde o dia 27 de junho o MARL ocupa o prédio, abandonado há dez anos, com o objetivo de transformá-lo em um centro cultural londrinense. De maneira independente, o coletivo gere o espaço desde então e em setembro concluiu uma de suas principais empreitadas, arrecadou os R$ 20 mil necessários à primeira etapa de readequações do prédio. “Essa etapa, que nós garantimos com a colaboração de 170 pessoas, envolve principalmente a instalação de banheiros, a adequação da estrutura, as portas e janelas e os itens de segurança, que são fundamentais para que a gente possa abrir o espaço plenamente ao público, realizar eventos e atividades culturais diversas”, diz Danilo Lagoeiro, integrante do MARL.

A meta, agora, é conseguir a verba necessária para a segunda e última etapa, que inclui a manutenção do telhado, manutenção de vigas, as troca de caibros e ribas do madeiramento. Tudo para que em Dezembro o prédio já esteja funcionando plenamente e receba, entre outras atividades, os encontros das redes Brasileira e Paranaense De Teatro De Rua.

“O resultado da campanha deixou o movimento muito feliz, poder iniciar as readequações do prédio, transformá-lo finalmente nesse espaço de arte que nós queremos para a cidade é uma grande realização. E agora o trabalho continua, com a verba da portaria, cozinha e bar da Festa da Okupa nós pretendemos financiar as outras etapas e finalmente abrir o novo espaço cultural Canto do Marl”, avalia João Gabriel, membro da Kinoarte e do Coletivo Quizomba.

A Festa Da Okupa acontece neste domingo, 9, a partir das 14h. A entrada custa R$10,00, mas as primeiras cem pessoas a chegar não pagam. A kinoarte fica na av. Faria lima, n. 1399.

Programação

Das 14h às 16hs - Oficinas: "Florindo Barco de Nós" com Loh Goulart e Dayane Anhaia e "Capoeira Angola para crianças" com o grupo CECA-Londrina;

16 horas – Espetáculo “Poeta que pariu” – Teatro de Garagem

18 hs – Show com Saravá Trio

19 hs – Electric Hermano Trio

20 hs - Abacate Contemporâneo

Nos intervalos da programação haverá o “Duelo de Piratas mcs”

(com assessoria de imprensa)