27°
Máx
13°
Min

Festa de São Cristóvão tem programação até o fim de semana

Edição completa 68 anos e integra programação do aniversário de Irati (Foto: Divulgação) - Festa de São Cristóvão tem programação até o fim de semana
Edição completa 68 anos e integra programação do aniversário de Irati (Foto: Divulgação)

Teve início no último fim de semana a 68ª edição da tradicional Festa de São Cristóvão, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati em comemoração ao padroeiro dos motoristas. Neste ano, a programação teve início com a celebração de uma missa no sábado, na intenção de todas as pastorais envolvidas na organização da festa.

A Festa de São Cristóvão de Irati é a mais antiga do Brasil, segundo dados do site Ranking Brasil. Juntamente, também está sendo realizada a 15ª Festa do Agricultor e a 10ª Corrida de São Cristóvão, que acontece no sábado (30). Kawa fala sobre a programação do evento. Nesta segunda-feira (25), foi celebrada mais uma missa como parte da programação religiosa. Na terça-feira (26) haverá missa de cura e libertação, com a participação do Grupo de Oração, a partir das 19h30. 

Quarta-feira (27), às 15 horas, haverá celebração da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e as 19h30min, haverá missa com a presença do coral Chiaro di Luna, da comunidade de Pinho de Baixo. Esta missa será celebrada na intenção dos proprietários e funcionários de oficinas mecânicas, borracharias, lojas de autopeças e de confecções. 

Na quinta-feira (28), a missa será celebrada na intenção dos proprietários e funcionários das revendas de automóveis, caminhões e tratores, e também dos proprietários de postos de combustíveis e lojas de calçados. Sexta-feira (29), a missa será celebrada na intenção dos proprietários e funcionários das cerealistas, ervateiras, madeireiras, transportadoras, empresas de ônibus e taxistas, além de agências bancárias, cooperativas e instituições financeiras. Após a missa, haverá noite recreativa, com binguinho, venda de churrasco, saladas, pão, cuque, pastéis, refrigerante, suco e quentão. 

Ainda fazendo parte da programação da festa, no sábado (30), será feita a inauguração da imagem de São Francisco de Assis, no Bosque São Francisco, que recentemente foi revitalizado.

Corrida de São Cristóvão

Ainda no sábado, logo após a inauguração, será realizada a 10ª edição da Corrida de São Cristóvão. A largada será em frente ao Bosque São Francisco, com chegada na praça Etelvina Andrade Gomes, em frente a Matriz Nossa Senhora da Luz. Segundo Vanderlei, mais de 150 atletas se inscreveram para a competição. Os vencedores receberão troféus e medalhas, de acordo com cada categoria: juvenil, adulto, veterano e master.

Colaboração Rádio Najuá