22°
Máx
17°
Min

Festival de Dança contará com jurados de renome internacional

Festival de Dança contará com jurados de renome internacional

A Secretaria de Cultura prorrogou o prazo para as inscrições das mostras de dança da 27ª edição do Festival de Dança de Cascavel que será realizado de 15 a 22 de maio. Escolas, grupos, academias e companhias de dança poderão inscrever seus trabalhos até a próxima sexta-feira, (29), pela página do festival, no site da Prefeitura de Cascavel. Os horários e locais de apresentações dos inscritos serão publicados em edital, no dia 15 de maio.

“A proposta do festival é criar uma interação entre os profissionais da dança e também com a comunidade, para que o evento funcione como um verdadeiro momento de apreciação e aprendizado. E pensando em otimizar essa experiência, preferimos estender o prazo de inscrição, para que os grupos e os bailarinos se organizem com mais tranqüilidade”, explica a coordenadora do Festival de Dança, Katiane Viel Farias.

As Mostras Avaliativas serão realizadas do dia 17 a 19 de maio. Os gêneros avaliados vão desde o balé clássico de repertório, neoclássico; dança contemporânea; jazz, hip hop, até ritmos tradicionais brasileiros e folclóricos de imigração. A banca de jurados, composta por profissionais de renome no cenário da dança, já foi escolhida.

Todos os bailarinos que participarem receberão certificado ao fim do evento. As cinco escolas (ou grupo, companhia, academia) consideradas destaques pela comissão de jurados receberão um prêmio de R$ 1.000,00 cada. O resultado das mostras será revelado no dia 20 de maio.

As Mostras Abertas serão realizadas nos dias 16, 20 e 21 de maio. Os gêneros de dança são diversificados. “Todos os trabalhos inscritos passarão pela comissão julgadora, que selecionará para Mostra Avaliativa, Mostra Aberta, ou ambas”, explica Katiane.

Oficinas

Além das mostras, o Festival contará com diversas oficinas para bailarinos amadores e profissionais. A programação e as informações sobre inscrições serão divulgadas em breve.

Serão realizadas oficinas de iniciação à dança clássica para crianças de 7 a 14 anos, balé clássico iniciante de 9 a 13 anos e intermediário acima de 14 anos, dança contemporânea acima de 14 anos, jazz e musical jazz acima de 11 anos, danças urbanas funk slyde system acima de 11 anos, danças urbanas hip hop acima de 12 anos, body system/ballet fitness acima de 14 anos).

A coordenação do festival selecionou profissionais de renome internacional, na área da dança, para a mesa de jurados e para as oficinas, como por exemplo, Luciano Biaggi, Caio Nunes, Octávio Nassur, Edward Nunes, Larissa Araújo, Malu Zardo, Mayara Muller e Luciane Lazzari.

O pré-lançamento do festival será realizado no dia 13 de maio, no Teatro Municipal de Cascavel. O evento contará com apresentação do espetáculo “Verdades do Olympo” do Studio Leandra Vagliatti.

Os interessados em participar do festival devem ler atentamente o regulamento do evento, disponível no Portal do Município. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, pelo telefone 3902-1370.

Colaboração: Secretaria de Cultura Cascavel