22°
Máx
16°
Min

Festival Literário traz escritores e compositores à Ponta Grossa

Fabrício Carpinejar palestra nesta quarta-feira para falar sobre a literatura nos tempos de crise (Foto: Divulgação / Facebook) - Festival Literário traz escritores e compositores à Ponta Grossa
Fabrício Carpinejar palestra nesta quarta-feira para falar sobre a literatura nos tempos de crise (Foto: Divulgação / Facebook)

Setembro é o mês da Literatura em Ponta Grossa. Até o próximo dia 15, o Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini sedia o IV Congresso de Educação e o V Festival Literário de Ponta Grossa. O Palco Externo da Feira do Livro recebe, nesta terça-feira, 13, a compositora Ana Terra, e, na quarta-feira, 14, o escritor e jornalista Fabrício Carpinejar. As palestras são gratuitas e começam às 20h.

Ana Terra vai falar sobre o ‘Sistema Criativo da Música Brasileira’, um projeto autossustentável de formação de redes com conceitos desenvolvidos pela ótica da economia criativa para a área musical. Compositora profissional desde 1975, Ana Terra tem cerca de 200 gravações de obras musicais com letras de sua autoria, nas vozes de Elis Regina (‘Essa Mulher’, ‘Pé sem Cabeça’, ‘Sai Dessa’), Milton Nascimento e Nana Caymmi (‘Meu Menino’), Maria Bethânia (‘Da Cor Brasileira’), Emílio Santiago (‘Ensaios de amor’ e ‘É só uma canção’) e Mart’nália (‘Sai Dessa’), entre outras. Ao lado da criação artística, atua como ativista política participando do movimento independente das artes, da implantação do canal comunitário de Niterói, dos fóruns de música e do Colegiado Setorial de Música do Ministério da Cultura como representante da Região Sudeste. Publicou os livros ‘Letras e Canções’ (poesia) e ‘Estrela’ (prosa). Produz e dirige audiovisuais e tem peças de teatro inéditas. Sócia-fundadora da Casa do Músico, em 2004 foi tema do documentário Ana Terra, do cineasta Luiz Rosemberg Filho.

Já Fabrício Carpinejar vai falar sobre ‘Como a literatura vence nos tempos de crise’, levantando abordagens criativas na conquista de novos leitores e dando dicas de como usar as redes sociais para isso. Formado em Jornalismo e com mestrado em Literatura Brasileira, Carpinejar possui mais de 20 livros publicados, alguns deles com importantes premiações, como Prêmio Jabuti, Prêmio Nacional Olavo Bilac (Academia Brasileira de Letras), Prêmio Cecília Meireles, Prêmio Fernando Pessoa, Prêmio Açorianos de Literatura e Prêmio Mascada Illuminati (Itália). É apresentador o programa A Máquina (TV Gazeta) e presença constante no programa Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo). Além disso, mantém uma coluna no portal Globo.com e no jornal Zero Hora.

Capinan fala sobre poesia

Quem passou pelo Festival Literário nesta segunda-feira foi o compositor Capinan, um dos principais nomes do movimento Centro Popular de Cultura e Tropicália. Autor do clássico ‘Ponteio’, ao lado de Edu Lobo (vencedor do III Festival de MPB da TV Record, em 1967), Capinan possui parcerias com Gilberto Gil ('Soy Loco por Ti, América'), Paulinho da Viola, Fagner, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira e João Bosco ('Papel Machê'). Em sua fala, o letrista falou sobre as relações entre poesia e música, fazendo um resgate da importância da canção em movimentos críticos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.