24°
Máx
17°
Min

Filo chega ao último final de semana; confira programação

(foto: Santiago Harte/Divulgação) - Filo chega ao último final de semana; confira programação
(foto: Santiago Harte/Divulgação)

Últimos dias para curtir os espetáculos deste ano no Festival Internacional de Londrina, que acontece até domingo (11). A edição 2016 do FILO chega ao fim com uma programação recheada de boas atrações, que vão agradar públicos de todas as idades. As opções incluem diferentes linguagens como música, dança, teatro de animação, teatro de bonecos, teatro infantil e adulto.

Ainda há ingressos disponíveis para algumas das  apresentações do final de semana, no ponto de vendas do Royal Plaza Shopping, pela internet (www.filo.art.br) ou ainda nas bilheterias dos teatros, por R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada e descontos especiais indicados no site FILO).

Teatro de animação é a técnica que o ator Rudinei Morales, de Porto Alegre (RS), utiliza para encenar a peça “Brechó da Humanidade” neste sábado (10), às 19h, no Teatro Zaqueu de Melo - com ingressos esgotados nos dois dias. O espetáculo conta a história de Hanna Arendt e seus pensamentos. Filósofa e uma das mais inquietantes personagens do século 20, Arendt trouxe à luz o papel da pessoa comum e as motivações banais na manutenção do Estado autoritário. A vida dessa mulher, que criou a expressão “banalização do mal”, é mostrada por Morales como um inusitado personagem do teatro de animação, no qual ele utiliza objetos no lugar de bonecos.

O Núcleo Ás de Paus, de Londrina, apresenta neste sábado (10), na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, o espetáculo “Donantônia” - e já tem casa lotada nos dois dias. Entre uma xícara de café e um pedaço de bolo, uma velha senhora conta suas histórias e lembranças de uma vida que ficou dividida entre o sim, o não e o talvez. O coletivo utiliza elementos como bastões, pernas de pau, máscaras para contar uma história delicada, alinhavada com muitas canções originais.

No sábado (10), a atriz Florencia Santángelo, da Cia Quatro Manos, do Rio de Janeiro (RJ), apresenta o monólogo “Acorda Amor!”, às 20 horas, no Centro Cultural Sesi. O espetáculo, que volta a ser apresentado no domingo (11), é uma releitura bem humorada e cheia de lirismo, que revela e completa minúcias escondidas do clássico “A Bela Adormecida”, dos Irmãos Grimm.

Também no sábado (10) e no domingo (11) será apresentado o espetáculo de teatro de bonecos “O Velho da Horta”, da Cia PeQuod, do Rio de Janeiro (RJ), às 20h30, no Teatro Mãe de Deus. A montagem do texto de Gil Vicente celebra os 500 anos do primeiro grande dramaturgo da língua portuguesa. A farsa conta a história de um hortelão que se apaixona por uma jovem e, mesmo sem ser correspondido, acredita que a conquistou por causa de uma intermediária que o ilude apenas para lhe arrancar dinheiro. O espetáculo é vencedor do Prêmio Maria Clara Machado e promete agradar tanto adultos quanto o público infantil.

(com assessoria de imprensa)