21°
Máx
17°
Min

Galeria de Artes promove primeira exposição de ‘QR Code’

A Galeria de Artes da UEPG (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129) abriu nesta semana a exposição Álbum.rar, organizada pela curadora Natasha Dias, licenciada em Artes Visuais pela UEPG. As obras ficam expostas até 26 de setembro. Os temas da mostra fazem parte da pesquisa realizada por Natasha, para sua dissertação, com foco no ciberespaço e curadoria, desenvolvida no âmbito do mestrado em Estudos Artísticos, vertente Museologia e Curadoria da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal. No mestrado, a curadora desenvolve sua dissertação com orientação da professora Lúcia Almeida Matos, diretora do curso de mestrado Estudos Artísticos naquela instituição.

Natasha Dias destaca o ciberespaço como um elemento fundamental quando se pensa na proposta da curadoria. Ela explica que a imagem de cada obra é representada por um QR Code, direcionando o leitor a conhecer obras que fazem parte de acervo de várias instituições expositivas do mundo. Para tanto, torna-se necessário um aparelho celular ou tablet com Internet disponível e um aplicativo de Leitura dos Codes. “A conexão com a internet e a utilização de um aplicativo de leitura código são ferramentas fundamentais para visualização das imagens da exposição Album.rar.”. A curadora ressalta que as artistas escolhidas para a mostra, Diane Arbus e Nan Goldin, tem base na arte documental com fotografias muito distintas entre si esteticamente, porém o indivíduo está presente na produção de ambas.

Levando em consideração que nem todo o visitante possa estar com bateria suficiente em seu aparelho ou que o aparelho não comporte a tecnologia QR Codes, estará disponível um tablet na portaria da instituição para o uso do visitante. A exposição é uma realização da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais)/DAC (Diretoria de Assuntos Culturais) da UEPG; e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal)

Colaboração Carla Yarin / Rede Massa, e Assessoria de Imprensa.