22°
Máx
17°
Min

Gibiteca inaugura exposição em homenagem a Noviski

(Foto: Divulgação) - Gibiteca inaugura exposição em homenagem a Noviski
(Foto: Divulgação)

A Gibiteca de Curitiba abre na próxima terça-feira (6) uma exposição com obras do ilustrador e designer gráfico paranaense Carlos Alberto Noviski. A exposição inaugura também uma das salas da Gibiteca, que passa a ter o nome do cartunista. 

A exposição mostrará a genialidade, a acidez e o belo traço deixado por Noviski em suas inúmeras criações, entre caricaturas, charges, logotipos, mascotes, animações em 2D e modelagem de personagens em 3D. Noviski estudou desenho no antigo Cefet-PR,trabalhou como chargista em jornais da capital paranaense e alguns jornais sindicais, e nos últimos anos atuou na Fundação de Ação Social (FAS) e no Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Assinou uma linha de produtos cujas vendas financiavam ações sociais na cidade. Faleceu em abril de 2015, aos 49 anos. 

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Navio Negreiro

A Gibiteca promove também, no dia 6, o lançamento do álbum em quadrinhos “Navio Negreiro”, do escultor, gravador e quadrinista Elvo Benito Damo. As imagens foram produzidas sem xilogravura a partir de 207 matrizes em madeira entalhadas. Além de todas as gravuras que compõem o álbum, também estarão expostas as matrizes. Nesta HQ, Elvo ilustra o poema “Navio Negreiro” de Castro Alves, usando cenários do Velho Oeste como o Tex e outras referências de caubóis dos quadrinhos. 

Elvo Benito Damo é orientador do Atelier de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba. Formado pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, tem várias premiações em salões nacionais e internacionais, e obras em acervos nos principais museus do país. O lançamento do álbum de Elvo Benito Damo integra a programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. 

Serviço

Exposição de Carlos Alberto Noviski

Lançamento do álbum “Navio Negreiro”

Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (Carlos Cavalcanti, 533)

Data e horário: 6 de setembro (abertura às 19h) a 13 de novembro de 2016. De terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h. 

Entrada franca. 

* A Gibiteca estará fechada no dia 7, feriado da Independência, mas reabre normalmente no dia 8 (quinta-feira)