23°
Máx
12°
Min

Interior recebe escritores paranaenses durante Mês da Literatura

Guido Viaro estará em Paiçandu, Peabiru e Paraíso do Norte (Foto: Divulgação) - Interior recebe escritores paranaenses durante Mês da Literatura
Guido Viaro estará em Paiçandu, Peabiru e Paraíso do Norte (Foto: Divulgação)

Até 23 de setembro, 11 escritores paranaenses percorrerão 25 cidades do interior do Paraná para falar sobre suas obras e abordar temas como a leitura e a formação de leitores. Os encontros fazem parte do Mês da Literatura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e pela Biblioteca Pública do Paraná.

Entre as cidades que serão palco do evento estão Alto Paraná, Paiçandu, Paraíso do Norte, Peabiru e Santo Inácio. No dia 1º de setembro, o jovem autor Marcos Peres estará em Alto Paraná e, no dia 2, em Santo Inácio. Já nos dias 12, 13 e 14, o escritor e cineasta Guido Viaro se apresenta em Paiçandu, Peabiru e Paraíso do Norte respectivamente.

Inserido no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), o Mês da Literatura deve entrar para o calendário cultural do Estado. “Além de fomentar e valorizar a leitura, incentivar e difundir a produção literária paranaense, o projeto também descentraliza a cultura ao levar nossos autores a pequenos e médios municípios”, disse o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Programação

A programação do evento teve início com o concerto ‘Paulo Leminski — Canções e Poemas’, realizado pela Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Guaíra, na noite de 24 de agosto. A data de abertura é uma homenagem ao nascimento de Leminski. Já o encerramento das atividades coincide com o aniversário de 80 anos da Academia Paranaense de Letras, criada em setembro de 1936.

Colaboração Agência Estadual de Notícias