22°
Máx
14°
Min

Jornalista lança livro sobre a identidade e sexualidade

Foto: Divulgação - Jornalista lança livro sobre a identidade e sexualidade
Foto: Divulgação

São com essas palavras de introdução que o leitor se depara no livro-reportagem: "O QUE ACONTECE QUANDO O ARMÁRIO É ABERTO?" do escritor iguaçuense Marcelo Santos. O escritor também é conhecido pelos trabalhos com a música e literatura comportamental com a obra “O Garoto do Coração de Porcelana” lançado em 2015.

O novo livro nasceu fruto de um trabalho de monografia sob coordenação da Doutora em Comunicação Sônia Inês Vendrame e, após aprovação, foi selecionado para publicação no edital do Fundo Municipal de Cultura em Foz do Iguaçu.

A obra de aproximadamente 100 páginas relata a história de duas homossexuais femininas e o cotidiano com familiares e amigos. De acordo com Marcelo, a experiência em retratar e conhecer melhor sobre o tema de identidade levou cerca de dois anos.

"Sempre tive essa vontade de entender melhor as conexões entre sexualidade e religião, e ao perfilar essas personagens tão singulares, pude compreender o quanto esses dois mundos se convergem e atingem um ao outro de maneiras, muitas vezes catastróficas e, por outro lado, se adaptam um ao outro".

O LIVRO

A primeira parte do enredo acompanha Maria Yanni, uma jovem de 17 anos que sofre violência por parte dos pais e que tem uma adolescência construída na luta em ser entendida por sua família cristã.

A outra personagem é Rebecca Lia, negra, filha única de Chinês e Português. O peso em revelar a verdadeira orientação sexual perdurou até os 20 anos. As duas jovens iguaçuenses apresentam histórias divergentes, que ao mesmo tempo, se entrelaçam em uma inquietante questão: o que acontece quando o armário é aberto?

Ainda segundo o jornalista, a intenção do livro é mostrar de maneira leve e agradável a rotina das jovens durante o processo de relevar uma identidade homossexual e as consequências dentro de um universo religioso.

Com o princípio de tentar entender melhor os dois lados de cada situação, o autor também entrevistou psicólogos, instituições religiosas e amigos próximos das personagens e assim, dividindo todo o material do livro em três partes, incluindo no final, depoimentos verídicos de pessoas da comunidade LGBTT da região.

Para maior abrangência do material e alcance, o livro está disponível para download gratuito pelo site: oqueacontecelivro.com

O lançamento da obra será celebrado em um evento na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu com palestra e discussão sobre temas LGBTT no dia 17 de junho às 19h30 para imprensa e convidados.

Colaboração: Assessoria de imprensa