22°
Máx
17°
Min

Livro conta a história de Olavo Godoy, o “Guardião da Mata”

(foto: Divulgação) - Livro conta a história de Olavo Godoy, o “Guardião da Mata”
(foto: Divulgação)

Uma investigação na Fazenda Santa Helena em 1996 levou o então promotor de justiça Antônio Winkert Souza até à Mata dos Godoy.

Através dessa atuação funcional, Winkert passou a melhor conhecer a fascinante história do pioneiro Olavo Godoy, personagem conhecido como o “Guardião da Mata”, especialmente sua luta para a preservação da mata, transformada, a partir de 1989, em Parque Estadual Mata dos Godoy.

O resultado final foi a publicação de um livro que, além de ser uma homenagem histórico-biográfica ao “Guardião da Mata”, aborda de modo especial o comovente drama que antecedeu e envolveu sua melancólica morte em 1996.

O roteiro final, que projeta o Ministério Público em parte dos acontecimentos, é marcado por surpreendentes desdobramentos jurídicos. “Os fatos são reais, mas parecem ser obra de ficção”, disse Winkert.

Segundo o autor, desde 1996 essa fascinante história o vem provocando: “você tem que fazer um registro público. Essa história não pode ficar escondida nos escaninhos da memória de seus descendentes, parentes próximos ou amigos”.

 O livro, cujo título é “Olavo Godoy — A História e o Drama do Guardião da Mata” será lançado neste sábado (24), às 9h30, na sede do Ministério Público em Londrina (Rua Capitão Rufino, 605).

(com assessoria de imprensa)