24°
Máx
17°
Min

Livro que mapeia as histórias do Brasil nas ruas de Paris é lançado em Curitiba

(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa) - Livro que mapeia as histórias do Brasil nas ruas de Paris é lançado em Curitiba
(Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Nesta quinta-feira (05), o jornalista e autor Maurício Torres Assumpção conta em Curitiba como foi descobrir histórias de brasileiros em Paris e como um pretendido guia virou uma obra de história popular chamada “História do Brasil nas ruas de Paris”.

Em um bate-papo e sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, Assumpção revela relações insuspeitas entre Paris e algumas das figuras mais importantes da história do Brasil. O autor parte de um exaustivo trabalho de pesquisa pelas ruas e bibliotecas da cidade para abraçar os contextos históricos franceses e brasileiros dos séculos XIX e XX, bem como o processo de formação da imagem do Brasil na França ao longo desse período. No caminho -  ao mesmo tempo em que encontra episódios surpreendentes da aventura brasileira em Paris -, o autor traça um mapa inusitado da capital francesa, dando forma a uma espécie de guia histórico para brasileiros das ruas da Cidade Luz.

Sobre o autor

Maurício Torres Assumpção é carioca, nascido em 1966. Foi office-boy e aeroviário, antes de se formar em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Na imprensa brasileira, trabalhou na Rede Globo e na TV Manchete do Rio de Janeiro. Em 1991, transferiu-se para a Europa, fazendo mestrado em Cinema e Televisão pelo London College of Communication, na Inglaterra. Durante quatorze anos dirigiu documentários e reportagens para a televisão britânica, em mais de quarenta países. Em 2008, mudou-se para Paris, onde mora com sua companheira, a roteirista Marie du Roy.

Serviço

Lançamento livro “História do Brasil nas ruas de Paris”;

Quando: dia 05 de maio, quinta-feira,às 19h;

Quanto: gratuito.

Onde: Shopping Curitiba - Teatro Eva Herz – Livraria Cultura

Colaboração Assessoria de Imprensa.