21°
Máx
17°
Min

Livro retrata relação dos londrinenses com Shangri-lá e Praça 1º de Maio

(foto: N.Com/Arquivo) - Livro retrata relação dos londrinenses com Shangri-lá e Praça 1º de Maio
(foto: N.Com/Arquivo)

Dois ícones da arquitetura moderna, dois pontos de referência em Londrina, dois lugares que despertam sentimentos diversos nos londrinenses. A Praça 1º de Maio e seu entorno, especialmente a Concha Acústica, e o Jardim Shangri-lá e seus arredores, principalmente o Mercado Municipal, são temas de cinco artigos inéditos reunidos em livro que será lançado nesta quinta-feira (dia 28), às 19h30, na sede da Secretaria de Cultura do Município. Por sinal, um prédio com traços marcantes do modernismo integrado ao conjunto arquitetônico da Praça 1º de Maio.

A obra “Arquitetura e Memória Coletiva”, organizada pelos docentes Ana Cleide Chiarotti Cesário (UEL) e Leandro Henrique Magalhães (UniFil), é resultado de pesquisas documentais, de campo e entrevistas com pessoas que acompanharam a modernidade e a ousadia chegando a Londrina. Retrata também a relação dos londrinenses com os dois locais. “Os artigos analisam a percepção de patrimônio com enfoque no uso e transformação de espaços históricos, que despertam sentimentos e continuam bastante frequentados pelos moradores da cidade”, diz o doutor em História e coordenador do Projeto Educação Patrimonial, Leandro Magalhães.

Bem ilustrado com imagens históricas e atuais, o livro revela aspectos da construção, destaca curvas, retas e vãos livres que despontam na arquitetura moderna e expõe a visão dos tempos sobre a Concha e o Mercadão Shangri-lá. As autoras dos artigos são Camila Silva de Oliveira (arquiteta e urbanista, professora do curso de Arquitetura da UniFil), Joana D´Arc Moreira Nolli, Thaiza de Oliveira, , Graziela Maria Freire Yoshimoto e Maria Fernanda Amaro Brasil.

No domingo (1º), às 10h30, haverá novo lançamento no Mercado Shangri-lá. O livro tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, com realização do Indespe e apoio da UniFil e IPAC-LDA.

(com assessoria de imprensa)