26°
Máx
19°
Min

Mais um avião Boeing 737 chega a Itapejara D'Oeste

Nova aquisição do comandante Biesuz, um Boeing 737-300, entre o já reformado 737-200 e o bimotor Learjet 24 (Foto: Rubens Anater / Jornal de Beltrão) - Colecionador de aviões recebe mais um Boeing 737
Nova aquisição do comandante Biesuz, um Boeing 737-300, entre o já reformado 737-200 e o bimotor Learjet 24 (Foto: Rubens Anater / Jornal de Beltrão)

Desde janeiro de 2014, existe um elemento estranho em meio à zona rural de Itapejara D'Oeste. Em vez de plantações, potreiros e reflorestamentos - coisas comuns do interior de qualquer lugar -, o empresário, fazendeiro e comandante Eloy Biesuz levou até sua propriedade na comunidade de Barra Grande um avião de passageiros Boeing 737 desativado, e o instalou no meio de uma lavoura de soja.

Daquele janeiro até hoje, Eloy reformou o avião, não para voar, mas para receber visitas, e ampliou sua frota de aeronaves paradas com três aviões menores, bimotores: dois Douglas DC-3 e um Learjet 24.

Nesta semana, o empresário, apaixonado por aeronaves, recebeu sua mais nova aquisição: outro Boeing 737 desativado, mais comprido do que o que já está na propriedade - o anterior é um 737-200 e o de agora é 737-300, uma aeronave maior e mais potente.

A nova aquisição de Biesuz está na propriedade desde a metade desta semana, "estacionado" entre o outro Boeing e o Learjet, à espera de reformas. Segundo Alexandre Pereira, o mecânico das aeronaves de Eloy que acompanhou o processo, o avião foi comprado em Curitiba, carregado em uma carreta e viajou por oito dias da capital do Estado até chegar no ponto onde está agora. "Só para fazer os oito quilômetros de calçamento dentro da comunidade aqui, ele levou dois dias, porque é muito grande e dava trabalho", conta Pereira.

Mas, mesmo com cinco aeronaves na sua propriedade - que também exibe outras relíquias, como jipes de combate e um grande tanque de guerra -, Biesuz não está satisfeito. Pereira conta que o próximo projeto para a fazenda é instalar uma locomotiva a diesel próxima aos aviões, para complementar a área de visitação.

Colaboração Jornal de Beltrão.