27°
Máx
13°
Min

Mostra Paranaense de Dança terá seletivas em Marialva e Campo Mourão

(Foto: Divulgação) - Mostra Paranaense de Dança terá seletivas em Marialva e Campo Mourão
(Foto: Divulgação)

A Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) fará seletiva de dançarinos em Campo Mourão e Marialva. A iniciativa faz parte da Mostra Paranaense de Dança, que reúne anualmente trabalhos de escolas, academias e grupos das mais variadas faixas etárias e estilos do Paraná e estados vizinhos. Nesta 9ª edição, as seletivas também serão realizadas em Curitiba e Ponta Grossa.

Os inscritos de Campo Mourão vão se apresentar no dia 28 de maio, no Teatro Municipal, e de Marialva no dia 4 de junho, no Cine Teatro Municipal Sônia Maria Silvestre Lopes.

Os aprovados nas etapas municipais subirão ao palco na mostra final em Curitiba, cuja data ainda não foi definida. Além de se apresentarem, eles poderão prestigiar espetáculos de companhias e bailarinos profissionais e participar de oficinas de aprimoramento artístico e técnico.

O festival tem como objetivos a divulgação, o incentivo e o fomento à dança realizada no Paraná e estados vizinhos, bem como a interação entre profissionais e estudantes, a formação de plateia, a divulgação e valorização da profissão de bailarino, o estímulo à criatividade coletiva e individual, a circulação de bens culturais e a transposição de fronteiras culturais.

Neste ano, os organizadores estimam receber 2 mil inscrições de artistas, com a realização de 40 oficinas e a participação de companhias e bailarinos profissionais convidados, como o Balé Teatro Guaíra e os solistas premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart.

Colaboração ABABTG