22°
Máx
17°
Min

Museu da Imagem e do Som do Paraná inicia mudança para sede oficial

A mudança começou nesta segunda-feira (22) e deve ser finalizada na próxima sexta-feira (26) (Foto: Kraw Penas/SEEC) - Museu da Imagem e do Som do Paraná inicia mudança para sede oficial
A mudança começou nesta segunda-feira (22) e deve ser finalizada na próxima sexta-feira (26) (Foto: Kraw Penas/SEEC)

O Museu da Imagem e do Som do Paraná iniciou nesta segunda-feira (22) a mudança de todo o seu acervo para o Palácio da Liberdade na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Curitiba. O local era a sede oficial do museu e foi totalmente restaurado.

Desde 2003, a equipe técnica e o acervo estavam em um espaço alternativo no bairro Santa Cândida, para que a restauração do edifício fosse realizada. A previsão, de acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, é que a mudança seja concluída até o fim desta semana. 

O acervo delicado faz com que a mudança seja realizada com todo o cuidado possível. (Foto: Kraw Penas/SEEC)

O Museu tem um acervo de mais de 1 milhão de itens, entre filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo, mais de dois mil livros e periódicos sobre o cinema, fotografia, música, além da coleção com aproximadamente 600 exemplares de rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofonos, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas e projetores de filmes.

PALÁCIO DA LIBERDADE

Edifício sede do MIS-PR, o Palácio da Liberdade foi construído entre 1870 e 1890, e é Patrimônio Histórico e Cultural tombado pelo Estado desde 1977. Já foi sede do governo e abrigou órgãos públicos como a sede da Chefatura de Polícia, a Secretaria do Interior e Justiça, a Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e, por último, a Defensoria Pública do Paraná. Em maio de 1989 passou a ser a sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

RESTAURO

O investimento total no restauro do Palácio da Liberdade foi de R$ 2.163.249,08. Em 2012 foi realizada a primeira etapa dos reparos, com o reforço estrutural das fundações do edifício, a recuperação total da cobertura, um novo cintamento em concreto para reforço das paredes externas e internas, além da retirada dos pisos do pavimento superior e proteção de elementos decorativos para que fossem recuperados depois.

Já no fim de 2012 foram realizadas a recuperação de forros e pisos, das pinturas murais, além de novas instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e sanitárias. Os sistemas de segurança e monitoramento, adequação ao novo uso com salas de exposição e pequeno auditório e a pintura total do edifício também fizeram parte desta etapa. Já em 2015, foi feito todo o projeto de iluminação e adaptação dos espaços de trabalho, com pontos de internet, energia e telefone. 

MIS-PR

No Paraná, o Museu da Imagem e do Som foi criado em 6 de fevereiro de 1969, sendo o segundo mais antigo do país na área.