28°
Máx
17°
Min

Museu de Palmas é tombado como patrimônio histórico estadual

Museu Professor Alexandre Vieira passa a ser protegido por lei municipal (Foto: Miranda/RBJ) - Museu de Palmas é tombado como patrimônio histórico estadual
Museu Professor Alexandre Vieira passa a ser protegido por lei municipal (Foto: Miranda/RBJ)

O Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico decidiu, por unanimidade, preservar o edifício e acervo do Museu Professor Alexandre Vieira, em Palmas (88 quilômetros de Pato Branco). A partir do tombamento, o patrimônio histórico e cultural do início do século passado passa a ser protegido por Lei Estadual 1211/1953. É a segunda obra que tem o reconhecimento com tombamento no município.

Construído em 1910 no centro da cidade para servir de moradia para a família do Coronel João Antonio de Araújo Pimpão, em 1946 o prédio foi adquirido pelo Estado e sediou o Fórum do Tribunal de Justiça na Comarca de Palmas por 30 anos. Só em 1979 foi transformado em Museu Municipal.

Conforme a museóloga, Zenilda Ochoa, acervo conta atualmente com 2.080 peças, que datam desde 1.745 até o final do século XX. No local são encontrados equipamentos domésticos de uso pessoal, devoção, culto, instrumentos de trabalho e estudo, vestígios da cultura material dos tropeiros e indígenas que aqui povoaram, dentre outros elementos da colonização e da vida da sociedade local ao longo do tempo.

Colaboração portal RBJ.