22°
Máx
17°
Min

Museu Ferroviário guarda mais de 130 anos da história de Curitiba

(Foto: Priscilla Fiedler) - Museu Ferroviário guarda mais de 130 anos da história de Curitiba
(Foto: Priscilla Fiedler)

Parte da história de Curitiba, que comemora 323 anos nesta terça-feira, 29 de março, está registrada no Museu Ferroviário, localizado no Shopping Estação, único shopping do país a sediar um museu, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).

O museu abriga o prédio histórico da antiga Estação Ferroviária que ligava Curitiba à Paranaguá, em pleno funcionamento no período de 1890 e 1985. A ferrovia foi construída pelos irmãos Rebouças e inaugurada por D. Pedro II, considerada a maior obra da engenharia do país do século 19.

(Foto: Priscilla Fiedler)

O Museu Ferroviário possui duas locomotivas a vapor originais, uma delas a Maria Fumaça de 1917, um acervo com mais de 50 relógios e 600 peças originais e réplicas das ferrovias, como mobiliários e objetos como telefones, telégrafos apitos, chapéus e sinos.

A Estação Ferroviária trouxe desenvolvimento econômico à capital e protagonizou ciclos importantes para todo o estado, como os da erva-mate, da madeira e do café. As ruas pacatas da região deram lugar às avenidas largas e à fábricas que se instalaram ao seu redor.

Caixa  do Tempo

Um dos destaques do Museu Ferroviário é a Caixa do Tempo. Ela é aberta a cada 50 anos e contém objetos importantes, que representam o momento histórico de quando é lacrada. Essa tradição começou com D. Pedro II, que enterrou pela primeira vez a Caixa do Tempo, em 1880, com moedas da época, jornal do dia e uma cópia da ata de fundação da ferrovia. A próxima abertura será em 2035.

(Foto: Priscilla Fiedler)

Serviço

Entrada gratuita

Terça a sábado: 10h às 18h e Domingo: 11h às 19h

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

Colaboração Assessoria de Imprensa.