26°
Máx
19°
Min

Museu Paranaense completa 140 anos com programação especial

(Foto: Divulgação) - Museu Paranaense completa 140 anos com programação especial
(Foto: Divulgação)

Em setembro, o Museu Paranaense, uma das instituições públicas mais antigas do Paraná, completa 140 anos. Para comemorar a data serão realizadas atividades culturais abertas ao público durante todo o mês. 

O objetivo das atividades é estimular os visitantes a conhecer experiências relacionadas à história e à cultura. Serão palestras, bate-papos, oficinas manuais e lúdicas, visitas guiadas, exposições, dança, música. Para participar das palestras, os interessados devem se inscrever no link goo.gl/zGqX3J. Será entregue certificado de participação. Todas as atividades são gratuitas. 

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, acrescenta que o Museu Paranaense é um ícone da história do Estado. “Tem que ser muito valorizado e respeitado porque é um espaço único para a nossa história. O Museu Paranaense foi, é e continuará sendo um orgulho para todos nós”, diz Fiani. 

Aniversário

No dia 25 de setembro, data do aniversário, o público poderá celebrar, com a equipe do museu, a partir das 10h. Diversas atrações estão programadas, como um workshop de tai chi chuan, oficina de origami, performance, visitas guiadas às exposições, apresentações de bandas curitibanas, como a EletroMUV, Felling Open, Mumbai Express e a Banda da Divisão Feminina de Jovens da BSGI, Nova Era Kotekitai. 

“Este é o momento para celebrar junto aos parceiros e público do Museu Paranaense seu 140º aniversário. Cooperações que foram fundamentais para construção deste rico patrimônio”, comenta o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro. “A comemoração da data tem a colaboração de várias instituições e pessoas, que contribuem juntas para a conservação desta história.”

Histórico

Fundando em 25 de setembro de 1876 por Agostinho Ermerlino de Leão e José Candido Murici, a instituição guarda um acervo riquíssimo em artefatos históricos, antropológicos e arqueológicos que, juntos, contam a memória do Estado. 

Serviço

Comemoração dos 140 anos do Museu Paranaense

Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba)

Data: de 6 a 30 de setembro de 2016

Entrada gratuita

Horário do museu: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Telefone: (41) 3304 3300 

www.museuparanaense.pr.gov.br 

Colaboração AENPr