22°
Máx
16°
Min

Oficina de produção de bonecas é opção para aumentar renda

(Foto: Priscila Koteski / Rede Massa) - Oficina de produção de bonecas é opção para aumentar renda
(Foto: Priscila Koteski / Rede Massa)

Um hobby que virou fonte de renda. A primeira boneca de pano de Rosana Siqueira veio ao mundo há três anos, e agora - depois de muitas bonecas - ela vai passar os seus conhecimentos para quem também quer ter um hobby ou quer se inserir no mercado de trabalho através dos trabalhos manuais. "Participei de um curso de bonecas há alguns anos e me apaixonei", conta a artista, que será a instrutora de um novo curso da Casa Leonardo.

Moldes, vestimentas, cabelos. Todos os detalhes serão abordados durante as aulas. E o resultado? "Depende de cada artista. Cada pessoa dá seu toque especial", explica Rosana, destacando que a base é a mesma, mas que o trabalho irá depender da criatividade de cada um.

É claro que a habilidade manual conta muito para a produção das bonecas. Rosana, por exemplo, desde criança se interessa por este tipo de atividades. "Já fiz corte e costura, bordado, e por aí vai", relembra. Toda esta bagagem a ajudou a 'estilizar' suas bonecas, que são feitas costuradas a mão e em máquinas. Tudo isso, ela passará aos seus alunos do novo curso da Casa Leonardo. "O composé das cores e as combinações também são muito importantes", ressalta.

O curso completo será realizado durante seis meses, com aulas semanais. "O investimento do curso, para quem visa uma renda extra, retornará em pouquíssimo tempo", garante a gerente comercial Maria Luiza Holzman. Conforme Rosana, uma boneca que custou R$ 40, poderá ser vendida a R$ 80. "Uma boneca rica em detalhes pode levar uma semana para ser feita", conta, destacando o valor do trabalho dos artistas manuais. Vale destacar ainda que são trabalhos manuais e diferenciados, que não são encontrados no mercado.

Além do tecido, as bonecas podem levar outros materiais, como EVA, algodão e a lã. "Também podemos utilizar materiais recicláveis", adianta a artista, citando as bonecas "sustentáveis". Mais informação sobre este curso e outros da Casa Leonardo podem ser obtidas pelo telefone (42) 3224-3010 e (42) 9915-0036.

Colaboração Assessoria de Imprensa.