20°
Máx
14°
Min

Paraná ganha novas instalações do Museu da Imagem e do Som

(Foto: Pedro Ribas/ANPr) - Paraná ganha novas instalações do Museu da Imagem e do Som
(Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Foi inaugurado, na noite de ontem (13), no Palácio da Liberdade, antigo Palácio do Governo, em Curitiba, as novas instalações do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Richa também abriu a exposição especial que apresenta parte do vasto acervo do museu, com algumas peças inéditas. O atendimento geral ao público começa nesta quinta-feira (14). O investimento total no restauro foi de R$ 2,16 milhões.

O espaço estava fechado desde 2003. Por esse período, a equipe técnica e o acervo estavam instalados em um espaço alternativo, para que o edifício sede fosse restaurado. “A recuperação desse belíssimo prédio histórico é uma demonstração do nosso respeito pela história e cultura do Paraná”, disse o governador. “Nosso governo acredita que a cultura é um instrumento de cidadania e emancipação social”, afirmou.

Ele citou os investimentos em Cultura e destacou a liberação de R$ 25 milhões para custear projetos do primeiro edital do Programa de Incentivo à Cultura (Profice). São 174 projetos das áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, música, ópera, patrimônio cultural material e imaterial, povos, comunidades tradicionais e culturas populares e teatro. “Tem governadores que não investem em cultura em período de crise, como a que estamos passando. Aqui no Paraná fazemos diferente porque valorizamos a cultura para o fortalecimento da sociedade”, disse o governador.

Recuperação

Esta reinauguração do MIS-PR em sua sede oficial é o resultado de um trabalho iniciado em 2012 pela Secretaria de Estado da Cultura. Desde 2003, a equipe técnica e o acervo estavam instalados em um espaço alternativo, para que o edifício sede fosse restaurado.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, explica que o Museu foi criado em 6 de fevereiro de 1969, sendo o segundo mais antigo do país na área. “A reinauguração desse espaço resgata a história e cultura do povo paranaense. Temos um riquíssimo acervo que precisava de um espaço importante como esse”, afirmou. Ele agradeceu o apoio do governador e destacou o trabalho da equipe do MIS.

Entre fevereiro e março deste ano, foi feita a mudança de todo o acervo do MIS-PR da sede provisória no bairro Santa Cândida para o Palácio da Liberdade. Para evitar que nenhum objeto fosse danificado ou que a organização das obras se perdesse, o processo de mudança foi delicado e minucioso, garantindo a integridade de mais de 1 milhão de itens que compõem o acervo.

Em 2012 a Secretaria de Estado da Cultura promoveu, com recursos próprios, a primeira etapa dos reparos, com o reforço estrutural das fundações do edifício, a recuperação total da cobertura, um novo cintamento em concreto para reforço das paredes externas e internas, além da retirada dos pisos do pavimento superior e proteção de elementos decorativos para posterior recuperação.

Em 2013 foi feita a licitação para a segunda etapa dos trabalhos que englobaram a restauração completa do edifício. O projeto contemplou obras de recuperação de forros e pisos, das pinturas murais, além de novas instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e sanitárias. Os sistemas de segurança e monitoramento, adequação ao novo uso com salas de exposição e pequeno auditório e pintura total do edifício também fizeram parte desta etapa. Em dezembro de 2014 as obras de restauro foram entregues e em 2015 foi realizado todo o projeto de iluminação e adaptação dos espaços de trabalho, com pontos de internet, energia e telefone.

Palácio da Liberdade

Edifício sede do MIS-PR, o Palácio da Liberdade foi construído entre 1870 e 1890. É Patrimônio Histórico e Cultural tombado pelo Estado desde 1977. Já foi sede do governo e abrigou órgãos públicos como a sede da Chefatura de Polícia, a Secretaria do Interior e Justiça, a Coordenação do Sistema Penitenciário e a Defensoria Pública do Paraná. Em maio de 1989 passou a ser a sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Imagem e Som

O MIS Possui um vasto acervo de filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo e equipamentos de som e imagem, contando com uma biblioteca especializada com mais de dois mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória e áreas afins.

Esse acervo, que conta uma boa parte de nossa história, é alvo constante do interesse de pesquisadores de diversas áreas. A partir desta quinta-feira (14), o museu abre ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A coordenadora do Sistema Estadual de Museus e diretora do MIS-PR, Karina Muniz Viana, também participou do evento.

Colaboração AENPr.