24°
Máx
17°
Min

Prazo para inscrições para o ‘Toledo em Dança’ termina no sábado

Foto: Divulgação - Prazo para inscrições para o ‘Toledo em Dança’ termina no sábado
Foto: Divulgação

A segunda edição do Toledo em Dança – Festival Internacional acontece nos dias 19 a 21 de agosto, no Teatro Municipal. O evento é gratuito para toda comunidade. Os interessados em se apresentar pode efetivar a inscrição até o próximo sábado (30).

Os participantes devem efetuar o cadastro via ficha de inscrição das formas estabelecidas pelo regulamento. Sendo que todos os integrantes do grupo devem ser cadastrados. Para brasileiros o cadastro é feito através do número do CPF e para estrangeiros, por meio do número do passaporte. O regulamento completo está disponível em www.toledo.pr.gov.br.

Uma das novidades do festival este ano é a ‘Batalha de Hip Hop’, que acontecerá nas escadarias do teatro, da categoria de danças árabes, atendendo assim a demanda das escolas de dança. Além disso, o Toledo em Dança contará com workshops de dança, onde a Secretaria de Cultura ofertará workshops de Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Hip-Hop. São vagas limitadas e todos receberão certificados de participação.

A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, destacou também uma evolução técnica e administrativa do festival. “Para incentivar e difundir a linguagem da dança em Toledo e região decidimos ampliar mesmo com poucos recursos, o Toledo em Dança. O retorno foi tão positivo e o desejo de melhorar a qualidade do festival foi tão grande que fomos buscar parceiros externos para dar viabilidade e garantir a continuidade do evento”, informou Rosselane.

O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Fundação Teatro Guaíra e da Central Única de Favela (CUFA), as atividades desse ano e o nível técnico do festival foram ampliados.

O festival contará com júri técnico por categoria, com exceção da categoria livre. O júri técnico será responsável pela pré-seleção das coreografias inscritas no festival. Outra grande novidade é o feedback das anotações dos jurados, onde além deles atribuírem uma nota para a apresentação, também farão anotações referentes ao desempenho do grupo. As considerações serão enviadas às equipes para que possam aperfeiçoar o trabalho técnico e coreográfico.

Além disso, o diálogo com artistas e escolas de dança de forma democrática contribuiu para ajustar as demandas locais e promover melhorias na organização. A secretária de Cultura ainda informou que o festival segue como base no Festival Internacional de Joinvile, que é considerado um dos melhores da América Latina.

Premiação

 A premiação se dará da seguinte forma: nas batalhas de Breaking e All Style o 1º lugar receberá R$ 500,00 mais um troféu. O 2º e o 3º lugar apenas o troféu.

Já nas modalidades Ballet Clássico, Jazz Dance, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Danças Árabes e Estilo Livre serão distribuídos no 1º lugar geral: R$500,00 e no demais 1º Lugar Solo, 1º Lugar Duo ou trio, 1º lugar Conjunto: troféus. Essa regra vale tanto para a Categoria Júnior e Categoria Sênior.

Colaboração: Assessoria de imprensa