28°
Máx
17°
Min

Presença Nordestina no Acervo do Museu Histórico Londrina

(foto: divulgação)  - Presença Nordestina no Acervo do Museu Histórico Londrina
(foto: divulgação)

Neste sábado (16), às 10h30, ocorre no Museu Histórico de Londrina, lançamento do 13º Boletim Museu Histórico de Londrina e abertura da exposição “Nordestinos em Londrina” baseada em fotos, documentos e entrevistas encontrados no acervo do museu. Essa exposição tem como objetivo mostrar a importância da presença nordestina na região de Londrina e proximidades, tendo como referência algumas de muitas das famílias que aqui chegaram como: Meton Araújo e Raimundo Maia Campos Júnior, do Ceará; Dalton Paranaguá, do Piauí; Família Palhano vinda do Maranhão; os irmãos Geir, Elizabeth e Joelina da Silva, vindos de Sergipe; Gilberto Rodrigues da Cruz, Maria Nilza da Silva e Maria Soares de Jesus, de Pernambuco.

Nessa pesquisa constatou-se através de fotografias e entrevistas, que têm famílias que chegaram a esta região em 1920, antecedendo a primeira caravana da Companhia de Terras Norte do Paraná que chegou em 1929.

Outras referências também são encontradas no acervo do Museu como dois livros no Setor de Biblioteca e Documentação que fazem alusão à duas figuras importantes na história de Londrina. O primeiro livro se caracteriza como pesquisa historiográfica a respeito do primeiro médico negro de Londrina, Dr. Justiniano Clímaco da Silva nascido em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, que chegou a Londrina em 1938. O segundo livro consiste em uma auto-biografia de Dr. Adolfo Barbosa Góis, relatando toda sua história, desde sua infância até a chegada da família ao Norte do Paraná em 1936. Essa exposição é itinerante e está sob a coordenação do Professor Leandro Henrique Magalhães.

O evento é aberto à comunidade londrinense. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641.

(com Núcleo de Comunicação da Prefeitura)