22°
Máx
16°
Min

Produtores celebram venda de 10 toneladas de frutas na Kiwi Fest

Produtores celebram venda de 10 toneladas de frutas na Kiwi Fest

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, seis famílias de fruticultores comercializaram frutas na 20ª Kiwi Fest, em Mallet. Ao todo, foram vendidos 10,2 mil quilos de frutas, sendo 7 mil quilos de kiwi e 3,2 mil quilos de maçã, pera e caqui.

“A expansão da fruticultura em nosso município é resultado de diversos investimentos realizados tanto em capacitação, por meio da realização de dias de campo e orientações técnicas, bem como na aquisição de mudas para doação aos agricultores familiares”, observa o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida.

Encontro de fruticultura

O KiwiTec – Encontro Regional de Fruticultura, promovido pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, em parceria com a Emater e Seab, reuniu aproximadamente 170 agricultores. Com a presença de palestrantes de renome internacional, os fruticultores foram capacitados e receberam orientações sobre os cuidados necessários para manter o pomar saudável e incrementar a produção.

As palestras técnicas foram realizadas pela engenheira agrônoma da Seab, Adriana Baumel; engenheiro agrônomo e PhD, Paulo de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o engenheiro agrônomo e PhD, Samar da Silveira, da Embrapa. Além das palestras foram realizadas baterias técnicas em pomares de uva e kiwi.

Capital Estadual do Kiwi

Em setembro de 2015, Mallet recebeu o título de Capital Estadual do Kiwi, por meio da lei 18.560. Atualmente, o município tem 28 produtores de kiwi, com área cultivada de 32 hectares e expectativa de safra de 180 toneladas.

Em 2013, foram distribuídas 620 mudas de kiwi por meio do Programa de Incentivo à Fruticultura da Prefeitura de Mallet. No ano passado, o número cresceu para 1.900.

Comércio

Os frutos produzidos no município são comercializados no mercado local e também em outros municípios e estados. Em Mallet, no Chalé do Produtor, situado no principal trevo de acesso ao município na BR-153, podem ser encontrados os produtos feitos com kiwi, a exemplo de geleias, compotas e vinhos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.